MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Após cirurgia, garoto de 10 anos e 2 m faz planos: 'Sonho jogar basquete'


Sérgio Gabriel já se recupera da operação em casa, em Novo Gama, GO.
Garoto tirou tumor no cérebro que produzia hormônio e causava gigantismo.

Sílvio Túlio Do G1 GO
O brasiliense Sérgio Gabriel Ribeiro Gomes, de 10 anos, que sofre de gigantismo, e a mãe, Ricardene Ribeiro (Foto: Raquel Morais/G1)Sérgio com a mãe: sonho de jogar basquete
(Foto: Raquel Morais/G1)
O garoto Sérgio Gabriel Ribeiro Gomes, que tem 10 anos e mede 2 metros de altura já se recupera em casa após passar por uma cirurgia para retirar parte do tumor no cérebro que produzia o hormônio do crescimento em excesso, causando o gigantismo. Ele vive com a mãe e a irmã em Novo Gama, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal. Apesar de ainda ter que ficar em repouso, o menino se recupera bem e já faz planos para o futuro.
"Sonho em jogar basquete e fazer várias coisas que eu gosto. Nunca joguei, mas vou tentar e creio que vou conseguir", disse Sérgio ao G1.
A operação foi realizada no último dia 7, no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Segundo a mãe dele, a pensionista Ricardene Ribeiro, o garoto está reagindo bem ao tratamento, mas ainda apresenta algumas dificuldades em casa.
"A falta do hormônio faz com que ele vá várias vezes ao banheiro durante do dia e sinta muita sede. Por causa disso, ele está tendo que tomar hormônio artificial. Tudo tem que ser muito controlado, ele não pode sair para lugar nenhum", pondera.
Após a operação, segundo Ricardene, o filho perdeu a visão do olho esquerdo e contraiu diabetes. Na próxima segunda-feira (3), ela irá novamente com o filho à Brasília para a primeira consulta após o procedimento.
"Me falaram que ele pode voltar a enxergar, mas não há nada confirmado. A diabetes não é aquela muito grave e também pode ser controlada. Mas temos que esperar a consulta para ver o que vai ocorrer", diz.
Apesar da situação do filho, a pensionista acredita que ele ficará completamente curado. "Tenho esperança. Ele é um menino cheio de alegria e de sonhos. Eu sonho em ver meu filho saudável", afirma.
Giagantismo
O gigantismo foi descoberto quando Sérgio tinha 6 anos de idade. O tumor tinha o tamanho aproximado de um limão e prejudicava o funcionamento da glândula, responsável pelos hormônios de crescimento e por uma série de funções corporais.
A endocrinologista Luciana Naves, uma das responsáveis pelo procedimento, havia dito antes da cirurgia que o tratamento de Sérgio Gabriel seria extenso. O menino deve passar por radioterapia, além de tomar injeções mensais e remédios pelos próximos anos para impedir o avanço do tumor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário