MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Projeto quer desenvolver no Amapá criação de peixes em tanques-rede


Equipamento acelera crescimento de peixes e reduz custos de produção.
Projeto será implantado no Amapá de forma experimental até 2017.

Do G1 AP, com informações da TV Amapá
Estrutura de tanques-rede é composta de caixa d'água e canos  (Foto: Reprodução/TV Amapá)Estrutura de tanques-rede é composta por caixa
d'água e canos (Foto: Reprodução/TV Amapá)
Um projeto implantado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Amapá pretende incentivar os produtores de peixe em cativeiro a adotar a forma de cultivo em tanques-rede. Segundo pesquisadores, a medida reduz o tempo de crescimento das espécies e é mais econômica na logística de implantação, dispensando atividades de escavação e bombeamento de água, necessárias nos tanques cavados.
A forma de cultivo será mantida no Amapá como experimento prático até 2017, com acompanhamento permanente de piscicultores com a nova técnica no interior do estado. A Embrapa aposta na viabilidade do projeto no Amapá em função da grande disponibilidade de rios, onde a estrutura formada por canos e caixas d’água pode ser facilmente instalada.
Nos tanques-rede os peixes crescem mais rápido, diz Embrapa (Foto: Reprodução/TV Amapá)Nos tanques-rede os peixes crescem mais rápido,
diz Embrapa (Foto: Reprodução/TV Amapá)
“As redes podem ser instaladas em rios, lagos e barragens sem risco algum para a criação. O custo-benefício de produção também é menor, pois, dependendo do tanque-rede você pode pagar entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil e está tudo pronto, enquanto nos tanques cavados o produtor tem o trabalho de abrir o buraco e transportar a água”, explicou o pesquisador da Embrapa Marcos Tavares, um dos desenvolvedores do projeto.
Para os primeiros experimentos, o peixe usado é o da espécie tambaqui, um dos mais comercializados na Região Norte. “O foco é o tambaqui por ser um peixe nativo da Amazônia e bastante apreciado no Amapá, e além do mais ele também é criado no Nordeste”, justificou o pesquisador.
A Embrapa acrescenta que um tambaqui criado em tanque cavado durante dez meses terá em torno de 1,2 quilo. A mesma espécie criada em tanque-rede atinge de um 1,5 a 2 quilos. A nova forma de produção é uma solicitação antiga dos piscicultores que alegam a pouca disponibilidade no estado de equipamentos para produção de peixes em larga escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário