Foram visitados túmulos de Miguel Arraes, Dom Hélder e Padre Henrique
Família de Miguel Arraes recebeu dossiê com documentos sobre político.
Durante a visita ao túmulo de Arraes, a família recebeu um dossiê da Comissão da Verdade, com documentos garimpados nos arquivos públicos do estado e também nacional sobre o ex-governador. São fichas policiais e documentos de inquéritos, que acompanharam a vida do político desde os anos de 1950 em investigações internas.
(ESPECIAL "50 ANOS DO GOLPE MILITAR": a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, desencadeou uma série de fatos que culminaram em um golpe de estado em 31 de março de 1964. O sucessor, João Goulart, foi deposto pelos militares com apoio de setores da sociedade, que temiam que ele desse um golpe de esquerda, coisa que seus partidários negam até hoje. O ambiente político se radicalizou, porque Jango prometia fazer as chamadas reformas de base na "lei ou na marra", com ajuda de sindicatos e de membros das Forças Armadas. Os militares prometiam entregar logo o poder aos civis, mas o país viveu uma ditadura que durou 21 anos, terminando em 1985. Saiba mais.)
O coordenador da comissão, Fernando Coelho, destaca que momentos como esse são essenciais para evitar que regimes ditatoriais se repitam no país. “Ao mesmo tempo que homenageamos pessoas que estiveram à frente e se destacaram na resistência democrática do povo brasileiro, demonstramos mais uma vez o nosso repúdio a um golpe que dissolveu a democracia nesse país e o manteve por mais de 20 anos sob o tacão de uma ditadura”, afirma o coordenador.
visitados (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Foram colocadas flores nos três túmulos. Na Igreja da Sé, o vigário-geral, padre Lino Duarte, pediu a todos fizessem uma prece para completar o momento de homenagem. O vigário-geral lembrou da importância de Dom Hélder Câmara e padre Henrique na luta pela democracia, além da defesa dos pobres e indefesos.
“Eles tiveram uma atuação importante, que ajudou o país a voltar a normalidade, pelo menos à democracia. Dom Hélder lutou também pela Igreja mais aberta e sua opção de ficar realmente ao lado dos fracos e indefesos. Isso tudo causou turbulências e problemas sérios. Uma das consequências disso foi a morte de Padre Henrique. Acho que isso [hoje] é um ato de justiça a tudo que se fez”, define o padre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário