"Não Desvie o Olhar" une forças entre as cidades da Região Metropolitana.
Foco é o turista estrangeiro, desde o momento de chegada à cidade.
Membros do comitê local e nacional lançaram a campanha
no Recife (Foto: Débora Soares/G1)
Foi lançada nesta terça-feira (25), no Recife, a campanha nacional "Não
Desvie o Olhar", contra a exploração sexual infantil durante a Copa do
Mundo de 2014. A iniciativa é do Ministério do Turismo, em parceria com o
Sesi e com o Comitê de Proteção Integral a Criança e ao Adolescente de
Pernambuco e estará presente em todas as cidades-sede do torneio.no Recife (Foto: Débora Soares/G1)
De acordo com Márcio Caetano, coordenador de marketing da ação, o foco é o turista estrangeiro. "Todo os serviços que têm contato com turistas são foco da campanha. Ao chegar pelo aeroporto, teremos cartazes e vídeos sendo divulgados, para, já no primeiro contato com o país, o turista ser avisado. Também fizemos parcerias com sindicatos de taxistas em várias cidades, com redes de hotéis e até com bares e restaurantes, onde disponibilizamos descansa-copos com as informações da 'Não Desvie o Olhar'", informou Caetano. Todas as peças publicitárias serão divulgadas em português, inglês e espanhol.
Representando a Prefeitura do Recife, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, explicou que a cidade já desenvolve um trabalho contínuo em combate à exploração sexual, mas ele será reforçado no período da Copa. "É uma ação integrada. Toda a estrutura que já temos irá auxiliar na campanha, que é feita em conjunto com as outras cidades da Região Metropolitana", disse.
A "Não Desvie o Olhar" trabalha com três eixos: sensibilização, convocação e repressão. Os dois primeiros estão sendo trabalhados neste primeiro momento, antes da competição. Com o lançamento da campanha em todas as cidades-sede, o objetivo dos organizadores é mostrar à população sobre como é importante denunciar. "A criança muitas vezes é inocente, não entende que certos tipos de carícias são exploração sexual. Por isso o nome. Não podemos ser omissos. Se observar um exemplo de exploração, a população tem que denunciar através do Disque 100", continuou Suassuna.
Escolhida como madrinha da campanha no Recife, a cantora Cristina Amaral também estava presente. "Recebi o convite através da prefeitura e me senti na responsabilidade, como cidadã, de participar. É um problema que a gente vem enfrentando e é um caso sério. Precisamos alertar as pessoas sobre essa violência contra a criança e o adolescente", afirmou.
Um dos incentivos para realização da campanha foram os números registrados na África do Sul, onde casos de exploração de menores subiram 30% durante o torneio, em 2010. Coordenada mundialmente pela rede internacional End Child Prostitution, Child Pornography and Trafficking of Children for Sexual Puporses (ECPAT), no Brasil ele é coordenada pela Frente Nacional de Prefeitos e pelo Sesi. O Recife foi a quarta cidade a receber o lançamento, depois de Salvador, Porto Alegre e Brasília.
Cursos
Além da campanha, o Conselho Nacional do Sesi também fechou uma parceria com o Ministério do Turismo para qualificar jovens do programa ViraVida, que trabalha com vítimas de exploração sexual. São cursos de recepcionista de eventos, garçom e agente de informações, todos com aprendizado em inglês.
O projeto está presente em 20 estados. Já foram matriculados mais 4,1 mil jovens e mais 1,1 mil estão em processo educacional. ViraVida também contribuiu para inserir 78 jovens na universidade e 754 no mercado de trabalho.
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