MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Presépio da Paróquia São Tiago Maior não será montado neste ano, em RO


Museu que deverá abrigar o presépio só deve ser concluído em 2014.
Este é o segundo maior presépio monumental do mundo e o maior do Brasil.

Do G1 RO com informações da TV RO

Presépio da Paróquia São Tiago Maior, em Porto Velho (Foto: TV Rondônia/Reprodução)Presépio da Paróquia São Tiago Maior, em Porto Velho (Foto: TV Rondônia/Reprodução)
O museu que conta a história de criação da humanidade até a morte de Jesus Cristo, exposto há 10 anos na Paróquia São Tiago Maior, na Zona Leste de Porto Velho, não poderá ser visto este ano. O motivo é a construção de um novo museu que deverá abrigar o presépio, na Associação São Tiago Maior, que também fica na Zona Leste, mas distante da igreja. O museu só deve ser concluído em 2014. Por conta disso, as peças foram encaixotadas e não serão expostas neste final de ano.
Este é o segundo maior presépio monumental do mundo e o maior do Brasil. A paróquia também possuía o museu internacional com um acervo de mais de 800 presépios e 2,8 mil peças. Obras feitas por artistas famosos, outros anônimos e até artistas do próprio bairro não estão mais expostos. Ficaram apenas algumas esculturas no pátio da igreja.
"O museu foi transferido da paróquia para a Associação São Tiago Maior. Já era uma decisão antiga. E infelizmente, por falta de recursos, não foi possível terminar a obra", explica Leonilson de Souza Félix, presidente da associação.
Depois do museu pronto, algumas das peças serão expostas em mostruários, que ficarão no andar superior da nova estrutura.  Na parte de baixo devem ficar as maiores, algumas em tamanho original ao de uma pessoa, como as que foram utilizadas para decorar a praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em natais anteriores.
Para ajudar a terminar a obra, uma campanha está sendo realizada pela associação. Enquanto o novo museu não fica pronto, algumas peças que fazem parte deste acervo poderão ser conferidas na exposição do presépio em movimento, que será montado no aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho. A exposição começa a partir do dia 1º de dezembro e vai até 6 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário