MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Goiano aprovado em 10 instituições públicas não pôde cursar medicina


Ele passou em universidades fora de GO e não teve condições de se mudar.
Com a nota obtida no Enem 2011, jovem decidiu fazer engenharia mecânica.

Gabriela Lima Do G1 GO

Estudante goiano é aprovado em 10 instituições públicas, sendo 8 para medicina - Goiás (Foto: Gabriela Lima/G1)Aprovados em 10 instituições, Daniel Fróes cursa
engenharia mecânica (Foto: Gabriela Lima/G1)
O estudante goiano Daniel Ferreira Fróes Nunes, de 20 anos, conhece bem a importância das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há  um ano, a avaliação o ajudou a conquistar um feito desejado por milhares de jovens brasileiros: ser aprovado em 10 instituições públicas de ensino superior, oito delas para medicina. Mas sem atingir o principal objetivo, medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG), ele optou por engenharia mecânica no Instituto Federal Goiano (IFG), sua segunda opção no Enem. Apesar de estar "amando" o curso, diz que não desistiu do "sonho de trabalhar ajudando outras pessoas".

O estudante conseguiu 802 pontos no Enem e chegou bem perto do mínimo exigido para a UFG. No fim de 2012, o ponto de corte para medicina na federal goiana foi de 803,8 e sua nota foi insuficiente.
Com a nota do exame nacional, ele poderia cursar medicina no Tocantins (UFT), Mato Grosso do Sul (UFMS), Amazonas (UFAM) e Alagoas (UFAL). Daniel também foi aprovado no vestibular das universidades federais de Viçosa (UFV), Piauí (UFPI), Pernambuco (UFPE) e na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), no Distrito Federal.
Mas depois de analisar a situação com a família, o jovem percebeu que não conseguiria fazer uma graduação fora do estado. "Medicina é um curso integral, não dá estudar um período e trabalhar no outro. Eu não teria condições de me bancar em outro lugar", lamentou.
Segunda opção
A pontuação no Enem dava o direito de Daniel ingressar em engenharia mecânica, sua segunda opção no Enem, tanto na UFG quanto no Instituto Federal Goiano (IFG). "Preferi o IFG porque lá tem mais estrutura e as aulas se concentram no turno matutino", explicou. O jovem não prestou vestibular em nenhuma instituição particular, pois não teria condição de pagar.

O estudante diz que a meta é terminar a graduação que começou, mas garante que não desistiu da primeira opção. "É sonho. Sempre quis fazer medicina, desde criança". Daniel também não descarta a possibilidade de trancar o curso e voltar a se dedicar para um vestibular. "Recebi propostas de bolsas de alguns cursinhos de Goiânia e estou analisando".
Rotina de estudos
Depois de deixar o ensino médio ficar dois anos sem estudar, Daniel resolver não perder mais tempo e dedicou 2012 a concluir o terceiro ano e se preparar para ingressar na faculdade. Durante a semana, a rotina era puxada. Pela manhã, frequentava as aulas em um colégio particular. Passava a tarde e a noite entre apostilas e livros.
Estudante goiano é aprovado em 10 instituições públicas, sendo 8 para medicina - Goiás (Foto: Gabriela Lima/G1)Estudante se dedicou a método próprio, focado na resolução de questões  (Foto: Gabriela Lima/G1)
Nos fins de semana, ele preferia descansar. "Não pegava em livro no sábado e no domingo. Tinha que dar atenção para a minha namorada", explica o jovem, que namora há quatro anos.
Daniel se dedicou a um método próprio de estudo, focado na resolução das provas. "Pegava as provas das maiores universidades públicas e ia resolver. As questões que eu não sabia, ia ler sobre a matéria. Eu estudava respondendo", conta.
No começo, não foi fácil, pois não dominava os assuntos. Mas ele persistiu no método e acredita ter dado resultado e dá a dica aos estudantes que quiserem usar a técnica para preparar para o Enem ou vestibular: "Não preocupar com os resultados iniciais, porque no começo você não domina a matéria e conteúdo do ensino médio é muito vasto".
Aos vestibulandos que estão enfrentando processos seletivos nesse fim de ano, ele conta como se saiu bem em tantos exames. Na hora de responder a prova objetiva, focou no que sabia. Na segunda fase, procurou ser o mais conciso possível. "Não adianta encher linguiça. A pessoa que vai corrigir a prova sabe quando o aluno só quer enrolar", alerta.

Resultado
As notas do Enem 2012 por escola já podem ser consultadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A previsão era de que as notas entrassem no ar apenas na terça-feira (26), mas estão disponíveis desde a tarde de segunda. No resultado aparecem apenas as escolas que tiveram mais de dez participantes no Enem e com taxa de adesão dos alunos concluintes do ensino médio acima de 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário