MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Exames rápidos e gratuitos de HIV e sífilis são realizados no interior do PR


Exames serão realizados em Castro, Ponta Grossa e em Guarapuava.
Atividades fazem parte da campanha Dia Mundial da Luta contra a Aids.

Do G1 PR, em Guarapuava
Resultado do exame fica pronto em menos de 30 minutos (Foto: Luiz Costa/SMCS)Resultado do exame fica pronto em menos de 30 minutos
(Foto: Luiz Costa/SMCS)
Os moradores de Castro, na região dos Campos Gerais do Paraná, poderão fazer testes rápidos e gratuitos de HIV e sífilis a partir desta terça-feira (26) em três postos de atendimentos do Programa Saúde da Família (PSF) do município, que funcionarão em horário ampliado. O serviço faz parte da programação do Dia Mundial da Luta contra a Aids, lembrado no dia 1º de dezembro.
Os exames serão realizados nesta terça feira no PSF do Bom Jesus, das 17h às 20h, no PSF de Tronco, das 9h às 11h e das 13h às 16h e no PSF do Abapan, com atendimento das 8h às 11h e das 13h às 16h. De acordo com a prefeitura, na quinta-feira (28), os exames serão realizados no PSF de Jeová Ribeiro, das 17h às 20h e no PSF do Socavão, das 17h às 20h.
Os interessados em realizar o exame também podem procurar o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade, das 7h30 às 11h e das 13h às 15h. Segundo a prefeitura, para fazer o exame preciso apresentar um documento de identificação com foto. O resultado sai em 20 minutos e é confidencial.
Outros municípios
A campanha do Dia Mundial da Luta contra a Aids começa nesta terça-feira em Ponta Grossa, também na região dos Campos Gerais do estado. De acordo com a prefeitura, a campanha deste ano irá focar no público feminino, incentivando às mulheres o usarem a camisinha. A campanha irá realizar palestras, debates e capacitações sobre o aumento do número de vítimas femininas da doença. As atividades iniciam às 8h30 e seguem até às 17h, na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
As atividades continuam na quarta-feira (26), quinta-feira e sexta-feira (27), com a campanha “Ficando Sabendo” no Centro de Atenção á Saúde (CAS) central, que realizará nestes dias testes rápidos de HIV e sífilis. Aqueles que tiverem um resultado positivo serão encaminhados para os serviços de referência no município, onde receberão orientações e tratamento adequado. Os exames serão realizados das 10h às 22h, afirma a prefeitura.
Já em Guarapuava, na região central do estado, dentistas, enfermeiros e médicos participam de um seminário sobre a transmissão do vírus HIV e hepatites, no Serviço Social do Comércio (Sesc), das 8 às 12h, também nesta terça-feira. Na sexta-feira (29), uma caminhada com o tema “A vida é mais forte que a Aids” ocorre na cidade. A concentração será na Praça Cleve, seguindo pela XV de Novembro até a Rua Saldanha Marinho. Segundo a organização, durante a caminhada serão entregues panfletos educativos sobre o tema.
Além disso, o posto de atendimento do SAE da cidade irá intensificar a realização dos exames rápidos para hepatite B e C, HIV e sífilis. O SAE de Guarpauava fica na Rua Getúlio Vargas, 1981, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário