MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Indios Xacriabás se reúnem com autoridades em Valadares


70 índios ocuparam a SESAI e impedem que os funcionários deixem o local.
Eles querem a saída da Coordenadora do DSEI-MG, Elizabeth Cristina.

Diego Souza Do G1 Vales de Minas Gerais

Cerca de 70 índios Xacriabás ocupam o prédio da SESAI na Ilha dos Araújos. (Foto: Diego Souza/G1)Cerca de 70 índios Xacriabás ocupam o prédio da SESAI na Ilha dos Araújos. (Foto: Diego Souza/G1)
Líderes dos índios Xacriabas estão reunidos com autoridades, nesta terça-feira (26), na sede do Ministério Público em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, para discutir a desocupação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) que fica na Ilha dos Araújos. Desde a manhã desta terça-feira, cerca de 70 índios ocuparam o local e impedem que os funcionários deixem o prédio.
Cacique Santo Caetano quer a saída da coordenadora Distrito Especial Sanitário de Saúde Indígena (DSEI-MG) Elizabeth Cristina. (Foto: Diego Souza/G1)Cacique Caetano quer a saída da coordenadora
do DSEI, Elizabeth Cristina. (Foto: Diego Souza/G1)
“Chegamos aqui por volta das 9h e pedimos que os funcionários permanecessem no local para que depois não nos acusem de quebrar alguma coisa, algum equipamento. Estão todos bem e estamos aqui de forma pacífica. Nesta reunião vamos pedir que os nossos direitos sejam cumpridos”, explica o cacique Santo Caetano Barbosa.
A sede da Sesai está cercada por policiais militares. Na sede do Ministério Público estão reunidos líderes indígenas, Polícias Federal e Militar, Fundação Nacional do Índio (FUNAI),  Sesai e outros órgãos de apoio e proteção aos índios.
Segundo o cacique Santo Caetano, uma das principais reivindicações dos índios é a saída da Coordenadora do Distrito Especial Sanitário de Saúde Indígena (DSEI-MG) Elizabeth Cristina Gosling Stehling.
Delegado Campidelli esteve no local e se reúne neste momento com líderes indígenas (Foto: Diego Souza/G1)Delegado Campidelli esteve no local e se reúne
neste momento com líderes indígenas.
(Foto: Diego Souza/G1)
“Desde a entrada da Elizabeth, a situação da nossa saúde que já estava ruim ficou pior. Tentamos por diversas vezes nos reunir com ela, debater sobre essa situação, mas sem sucesso. Ela não vem respeitando a nossa organização interna garantida pela Constituição Federal e por isso queremos a saída dela do cargo”, diz o cacique Caetano.
O delegado da Polícia Federal, Christiano Campidelli não quis se pronunciar sobre o caso antes do término da reunião. Segundo o delegado, Elizabeth participa da reunião neste momento. A nossa equipe tentou contato com a Elizabeth, mas não conseguiu contato com ela no local ou por telefone.
Os xakriabás, também chamados xicriabás, habitam a margem esquerda do Rio São Francisco (na Área Indígena Xakriabá) no município de São João das Missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário