MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Entenda como vai funcionar o Porto Sul


TRIBUNA DA BAHIA
Considerado um dos maiores empreendimentos em infraestrutura e logística do Brasil, o Porto Sul, que será implantado em Ilhéus, faz parte do complexo intermodal, que inclui a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), já em fase de construção e que articula o porto marítimo com as regiões produtivas do oeste da Bahia e o Brasil Central.
A estrutura concebida é de um porto em mar aberto, que tem sua área de cais avançada e longe da praia, o que confere maior flexibilidade para aproximação das embarcações e para implantação de equipamentos de carga e descarga, ocupando o mínimo da faixa da orla.
Inicialmente  projetado para funcionar com estrutura de um Porto Público, associado ao Terminal de Uso Privativo da Bahia Mineração, a partir da Lei Estadual Nº 12.623/2013, o Governo da Bahia foi autorizado a formar sociedade com empresa interessada em construir, operar e explorar o Porto Sul.
Com essa alteração, junto ao Terminal de Uso Privativo que será construído pela Bahia Mineração (Bamin), será erguido um Terminal de Uso Privado, onde o Estado será sócio minoritário de empresas selecionadas através de edital de chamamento público. O governo baiano não investirá dinheiro público na construção da estrutura logística que garantirá a competitividade nacional e colocará fim aos entraves do setor.
O projeto prevê também dentro de um perímetro planejado uma grande faixa de preservação ambiental, com aproximadamente 1.700 hectares, destinados à conservação ambiental.
Audiências públicas
O processo de implantação do Porto Sul vem ocorrendo através da realização de audiências públicas do Ibama em Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Uruçuca, Barro Preto, Coaraci e Itajuipe. No total, essas audiências reuniram cerca de 10 mil pessoas.
Em função de alterações feitas no projeto que imprimiram ao projeto expressivo avanço na mitigação de impactos ambientais, o Ibama, Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), o Governo da Bahia e a Bahia Mineração (Bamin) fizeram acordo para a realização de duas novas audiências públicas, no dia 12 e 13 de dezembro, às 19 horas, em Ilhéus e Itabuna, respectivamente.
Investimentos
O Porto Sul terá investimentos de R$ 3,6 bilhões na construção da Terminal de Uso Privado da Zona de Apoio Logistico (ZAL),  pela empresa que será selecionadas através de edital público. A Bahia Mineração investirá R$ 2 bilhões na construção de seu terminal, incluindo os investimentos de infraestrutura no Porto Sul, como construção da ponte de 3,5 km sobre o mar, construção do quebra-mar da parte norte, dragagem da bacia de evolução da área norte, construção da ponte sobre Rio Almada.
A capacidade de exportação é de 75 milhões de toneladas/ano de minério de ferro, clínquer, soja, etanol e fertilizantes, além de outros granéis sólidos; além da importação de 5 milhões de toneladas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário