MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Festival de cinema de Stop Motion recebe produções de 24 países


São 60 produções e há exibições para deficientes visuais.
O premiado diretor inglês Barry Purves participa do júri competitivo.

Do G1 PE

 Desembarca nesta terça-feira (26) no Recife, a 3ª edição do Festival Internacional 'Brasil Stop Motion'. O Cinema São Luiz sedia a abertura com 'Next', curta-metragem sobre a obra do dramaturgo William Sheakspeare, do cineasta homenageado Barry Purves. A exibição começa a partir das 19h30.
Com entrada gratuita, o público poderá assistir a 60 filmes de 24 nacionalidades, nos Cinemas São Luiz, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), todos no centro da cidade.
A técnica 'stop motion' é um recurso de animação que fotografa quadro a quadro até construir uma imagem em movimento. Filmes como "O estranho mundo de Jack", de Tim Burton, e "Mary e Max", do frânces Adam Elliot, são exemplos de animações que utilizam o efeito.
Diretor inglês Barry Purves participa de Master Class (Foto: Divulgação)Diretor inglês Barry Purves participa de Master Class
(Foto: Divulgação)
O Festival homenageia, este ano, o diretor inglês Barry Purves, que vem ao Recife para apresentar sua obra e participar da Master Class, com tradução simultânea. A palestra será realizada na Fundação Joaquim Nabuco e aborda  a obra e processo criativo do cineasta indicado ao Oscar. As inscrições para oficinas e Master Class já estão encerradas. “Pra quem quiser a gente sugere que vá até a Fundação, que se tiver alguma desistência a gente dá um jeito da pessoa assistir”, avisa Ana Farache, diretora do do Festival.
Também marca presença no evento o coordenador de estúdio da Animaking, Policarpo Graciano, que lança, em dezembro, o primeiro longa brasileiro em Stop Motion, 'Minhocas'.
A novidade desta edição é a Mostra Especial de filmes de 2011 e 2012 com audiodescrição para portadores de deficiência visual, feita por meio de fones de ouvidos. A Mostra Especial é realizada na Fundaj, no Derby. Um júri formado por crianças também faz sua estreia na Mostra Infantil, que acontece no sábado no cinema São Luís, a partir da 17h.
“Esse ano a gente inovou e resolveu fazer um Júri infantil. Foram escolhidas cinco crianças de nove, onze e treze anos, e são crianças que já fizeram curso de cinema, de vídeo e que já têm um olhar mais diferenciado. Elas que vão escolher o melhor filme da Mostra Infantil deste ano”, comenta Ana Farache.
A programação completa está disponível no site do Brasil Stop Motion. O roteiro dos filmes com audiodescrição está disponível aqui.
Serviço:
Brasil Stop Motion
» Cinema São Luiz
Terça (26)  a sexta (29), a partir das 19h30
Sábado (30), Mostra Infantil, às 17h
» Fundação Joaquim Nabuco
Mostra especial com audiodescrição
Quinta-feira (28), às 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário