MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de setembro de 2013

RS é estado que mais cresceu em franchising no país, aponta pesquisa


Segundo pesquisa, crescimento do RS foi 29,8% maior que demais estados.
Gaúchos são empreendedores que mais investem em novas franquias.

Do G1 RS

Carlos Eduardo Machado acredita que investir em franquias garante mais segurança para quem quer empreender (Foto: Reprodução/RBSTV)Carlos Eduardo Machado acredita que investir em
franquias garante mais segurança para quem quer
empreender (Foto: Reprodução/RBSTV)
O crescimento das unidades franqueadas no Rio Grande do Sul em 2012 foi mais que o dobro do índice do Brasil, totalizando cerca de 5,4 mil unidades, de acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising. Entre os municípios gaúchos, Porto Alegre concentra  37% das lojas e quiosques de franquias do estado. O destaque é do segmento esporte, saúde, beleza e lazer, que concentra 42% das unidades e um faturamento de 70% a mais em relação a 2011.

Comparando com o desempenho dos outros estados, o Rio Grande do Sul foi o que mais cresceu em número de unidades franqueadas (29,8%), seguido de Santa Catarina (28,3%), São Paulo (17%) e Minas Gerais (13,7%). A pesquisa também aponta que o desempenho do setor em faturamento totalizou R$ 2 bilhões no estado. Os segmentos mais representativos no faturamento do ano são os de móveis, decorações e presentes, além de acessórios pessoais e calçados. Os R$ 2 bilhões de faturamento correspondem a 19,4% de aumento nominal comparado com 2011.
Essas vantagens motivaram o empresário Carlos Eduardo Machado a não ter dúvidas na hora de abrir uma franquia de uma rede de lanchonetes. A ideia, na verdade, surgiu de seu irmão, que passou um tempo no exterior. Só que até abrir as portas, Machado ficou mais de um ano fazendo pesquisa de mercado.
"Começou por ser famosa mundialmente, pelo alto padrão, tanto de produtos de qualidade e pela assessoria e respaldo. E deu tão certo que hoje nossa família tem seis unidades”, diz
O investimento varia de R$ 250 a R$ 400 mil. Além de cursos obrigatórios, Machado recebe vistorias da franqueadora e precisa mandar relatórios com assiduidade.
"A segurança de que o negócio vai dar certo é muito grande, muito maior do que se você tentar do início, do zero, de você mesmo", explica o empreendedor.
Úrsula Detoni largou a dança para investir em uma franquia de chocolates na cidade de Erechim (Foto: Reprodução/RBSTV)Úrsula Detoni largou a dança para investir em
franquia de chocolates na cidade de Erechim
(Foto: Reprodução/RBSTV)
Outro exemplo de empreendedorismo focado em franquias é Úrsula Karina de Carvalho Detoni, de Erechim, no Norte do estado. Ela resolveu largar as aulas de dança para se dedicar a uma franquia de chocolates. Depois de quatro anos, abriu outra unidade do mesmo negócio, dessa vez em um shopping.
“Quando você adquire uma franquia, tem todo o 'know-how' de uma empresa. Isso vem pronto. A empresa pensa e repassa tudo para todas as suas franquias”, diz.
Porém, o caminho para abrir uma franquia não é tão fácil. As empresas fazem uma análise da cidade, do potencial de clientes e até do ponto comercial. Úrsula, por exemplo, levou oito meses até conseguir um ponto comercial aprovado pela franqueadora. E a espera valeu a pena.
“Demorou, mas isso te dá uma segurança que você sabe como resolver os imprevistos que podem acontecer”, comenta.
Expansão de mercados através de franquias
Gustavo Susin investiu na primeira franquia em 2009 e hoje é dono de 48 unidades em todo o país (Foto: Reprodução/RBSTV)Gustavo Susin investiu na primeira franquia em
2009 e hoje é dono de 48 unidades em todo
o país (Foto: Reprodução/RBSTV)
Em Caxias do Sul, na Serra, um produto conquistou o mercado da cidade pelo estômago. Gustavo Susin e seu sócio abriram uma franquia de croissants doces e salgados em 2009, quando assumiram a gestão da marca com três lojas no estado.
A ideia deu tão certo que trouxe clientes e mais trabalho para os dois. Atualmente, o número subiu para 48 franquias espalhadas em estados como Minas Gerais, São Paulo e Ceará. E a expectativa é de crescer cada vez mais. Eles pretendem ampliar a frota com mais 10 lojas.
O G1 montou, em parceria com o Sebrae-RS, algumas dicas importantes para quem está pensando em abrir uma franquia. Antes de tudo, é preciso saber o que é o sistema de franchising e entender bem como funciona uma rede de franquias. É bom conhecer os aspectos jurídicos que envolvem esse tipo de negócio e mais: é preciso avaliar bem qual é o seu perfil empreendedor para escolher a franquia certa na hora certa.
 Antes de abrir uma franquia é preciso
- Saber o que é e como funciona o sistema de franchising.
- Conhecer os aspectos jurídicos desse tipo de negócio.
- Avaliar o seu perfil empreender para escolher a franquia certa.
O segundo estágio é o da análise da franquia. É válido solicitar a circular de oferta de franquia, documento que traz todas as informações relativas ao negócio. É interessante também conversar com outros franqueados para ver a realidade deles e conhecer a legislação sobre as obrigações de quem entra neste setor. Faça uma avaliação sobre a marca, estude quem são os concorrentes, analise bem qual o suporte pré e pós operacional disponibilizado pela franquia e avalie com cuidado os aspectos financeiros.

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