MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de setembro de 2013

Estudantes representam o ES no 'Parlamento Jovem Brasileiro'


Programa proporciona vivência do processo democrático brasileiro.
Eduardo e Kelli conheceram o dia a dia da Câmara de Deputados Federais.

Juliana Borges Do G1 ES

Estudantes do ES representam o estado no Parlamento Jovem Brasileiro (Foto: Luciléia Gilles/ VC no ESTV)Estudantes do ES representam o estado no Parlamento Jovem Brasileiro (Foto: Luciléia Gilles/ VC no ESTV)
Dois jovens capixabas participaram nesta semana, entre os dias 22 e 27 de setembro, de duas tarefas importantes para a política brasileira. Eles foram até Brasília para vivenciar o dia a dia da Câmara dos Deputados Federais e representar o Espírito Santo no projeto Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2013. O evento tinha o objetivo de proporcionar a estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares de todo o país a vivência do processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar na câmara. Os estudantes capixabas chegaram ao estado na última sexta-feira (27) cheios novas experiências para compartilhar.
Os responsáveis por representar o Espírito Santo foram os alunos de duas escolas públicas, Eduardo Wolfgram, de Nova Venécia, município na região Norte do estado, e Kelli Pereira Simoura, da Serra, Grande Vitória. Eles foram selecionados entre outros 12 projetos de lei inscritos. O número para cada estado é proporcional ao número de parlamentares na câmara.
Jovens de todos os estados participaram do projeto, em Brasília. (Foto: Luciléia Gilles/ VC no ESTV)Jovens de todos os estados participaram do projeto,
em Brasília. (Foto: Luciléia Gilles/ VC no ESTV)
Kelli contou que soube do programa por meio de um professor, que a orientou a preparar o projeto de lei. A estudante propôs um aprimoramento do Estatuto da Criança e do Adolescente de forma que mais cultura fosse oferecida para os mais jovens, diminuindo o índice de criminalidade. “Foi uma experiência ótima, durante a semana aprendi muito, passei a ver a política de uma forma diferente. Sempre fui uma pessoa muito atenta a assuntos políticos e agora, com essa experiência, meu professor e eu vamos fazer um trabalho para incentivar mais alunos da minha escola a se inscreverem no programa e a se interessar mais pela área também”, disse.
Já Eduardo explicou que passou a se interresar mais sobre política durante a semana. Ele se inscreveu para o PJB 2013 defendendo a ideia de que o ingresso nos cursos superiores deve ser feito por meio da médica aritmética das notas obtidas na educação básica, e não pelo vestibular. "Hoje saio de Brasília com mais gosto por debater, mais interesse por política, penso de uma maneira que não pensava antes. Bom mesmo é poder conviver com pessoas do país inteiro, ouvir o que têm a dizer, ver como são as diferentes culturas. Entrei com uma visão política e saí com outra”, afirmou.
Eduardo Wolfgram foi um dos representantes do ES.  (Foto: Luciléia Gilles/ VC no ESTV)Eduardo Wolfgram foi um dos representantes do ES
(Foto: Luciléia Gilles/ VC no ESTV)
Eduardo afirmou também que acredita que a experiência como jovem parlamentar pode gerar boas oportunidades no futuro. “Por iniciativa própria resolvi me inscrever. Já tinha algumas ideias e resolvi transformar em projeto de lei para o programa, que é determinar que se acabe com os vestibulares, e que o ingresso nas universidades públicas seja pelo histórico escolar”, disse.
O projeto
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado todos o anos e teve sua primeira edição em 2004. Desde o início do projeto, 690 jovens participaram. Durante os dias do evento, os deputados federais cederam seus lugares para que os jovens pudessem apresentar, discutir e votar os projetos que elaboraram.
Neste ano, 78 jovens de todo o país participaram do processo de exercício da cidadania, da representação política, do processo legislativo e da liderança, por meio da sua diplomação, posse e de mandato legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário