MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de setembro de 2013

Aposentado faz auto-homenagem com estátua em Guajará-Mirim, RO


'Vaca Braba', como é conhecido, quer ser o 'padroeiro dos seringueiros'.
Aposentado já gastou R$ 12 mil com preparação do próprio funeral.

Leile Ribeiro Do G1 RO

'Vaca Braba', como é conhecido, quer ser o 'padroeiro dos seringueiros' (Foto: Leile Ribeiro/G1)'Vaca Braba', como é conhecido, quer ser o 'padroeiro dos seringueiros' (Foto: Leile Ribeiro/G1)
Vitalidade e saúde não faltam para o nordestino aposentado Apolônio da Silva, de 86 anos, que mora em Guajará-Mirim (RO). Desde que começou a trabalhar na Guarda Territorial na década de 40, passou a ser conhecido como “Vaca Braba”. Para se auto-homenagear, instalou na frente da casa onde mora, no Bairro 10 de abril, um busto feito sob medida com a sua imagem. O aposentado também já gastou em torno de R$ 12 mil na preparação do próprio funeral. Comprou um caixão e construiu um jazigo no cemitério Santa Cruz, que tem até fotografia com data de nascimento.
A imagem, que é uma réplica de uma fotografia quando 'Vaca Braba' tinha 25 anos, foi confeccionada em Fortaleza (CE) e custou cerca de R$ 13 mil, incluindo o transporte até Rondônia. Ao todo, ele calcula que a auto-homenagem tenha custado pelo menos R$ 17 mil. “Sempre tive vontade de ter uma estátua com o meu rosto e fui pessoalmente a Fortaleza encomendar. Gostei do resultado. Fiquei bem bonito”, diz o aposentado.
Ao G1, Apolônio afirmou que quer ser conhecido na cidade como “padroeiro dos seringueiros” quando morrer, por conta dos anos que também trabalhou nos seringais de Rondônia, estado que nunca quis deixar.
“Vaca Braba” é tido como figura popular no município devido as ousadas atitudes que tem. Desde o ano passado, ele cuida dos preparativos para o próprio funeral. O caixão e o jazigo já estão prontos e, pelo menos uma vez no mês, o aposentado vai até o cemitério municipal para arrumar o lugar que será sua morada final.
“Faço tudo isso para as coisas ficarem do meu jeito. Meus filhos e netos não vão perder tempo e muito menos gastar dinheiro com as minhas vontades, por isso, faço enquanto ainda estou vivo”, explica Apolônio.
Questionado sobre o próximo projeto, o aposentado diz que já mandou fazer um busto igual ao dele com a imagem do capitão Alípio, delegado com quem trabalhou na época da Guarda Territorial em Guajará-Mirim. “Sempre fui admirador do capitão Alípio com quem tive o prazer de trabalhar por muitos anos. A estátua dele já está quase pronta e vai ser colocada bem ao lado da minha",  planeja Vaca Braba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário