Franquia de uma loja de games de 30 metros quadrados custa R$ 165 mil.
Vendas do setor registraram aumento de 60%.
“Realmente o mercado está bombando. Hoje temos jogos 40% mais baratos do que dois anos atrás, com as empresas que vieram agora para o Brasil, trazendo o jogo traduzido em português”, disse o franqueador David Willian Silva.
A loja atende público variado, das classes A, B e C. A maioria é homem, de 15 a 35 anos, e consumidor fiel.
“Eu venho aqui praticamente uma vez por mês. Como eu venho uma vez por mês, eu praticamente gasto um terço do que eu ganho aqui na loja”, disse o cliente Renan Silva.
A franquia de uma loja de games de 30 metros quadrados custa R$ 165 mil. Este valor inclui tudo: reforma, mobiliário, estoque e taxa de franquia.
Em média, uma loja fatura R$ 80 mil por mês. O lucro é de 12 a 15%. A rede assessora o franqueado em cada etapa da montagem do negócio, treina a equipe e ensina a administrar a loja. Hoje, a rede tem seis unidades franqueadas.
Daniel Delentini e Renato Kawakubo montaram esta unidade em abril deste ano. A loja funciona todos os dias, manhã, tarde e noite, e fica sempre cheia. Recebe mais de três mil clientes por mês.
“Está indo muito bem, está vendendo bem - o esperado, dentro do planejado, do esperado mesmo - e foi uma parceria que apostamos e está dando certo”, disse Kawakubo.
Para chamar a atenção de quem passa, a vitrine tem duas TVs, que passam jogos o tempo todo. Nas paredes internas, prateleiras com dezenas de jogos divididos por categoria. No meio da loja ficam os agregados: bonecos e pelúcia dos personagens, que representam 25 % do faturamento. Nos fundos da loja, um ambiente indispensável: um espaço para as pessoas experimentarem os lançamentos.
“Com isso, a gente pode jogar um pouco o jogo e testar para ver se é do nosso gosto. Eu acho interessante, importante ter um espaço assim”, disse o cliente Israel da Silva.
Os games são vendidos por R$ 59 a R$ 199. Já os consoles custam a partir de R$ 400. A maioria dos clientes parcela em até seis vezes. Para concorrer com grandes magazines, a loja conta com a grande oferta de produtos, cerca de 10 mil itens de equipamentos e games. E aposta no treinamento para vender mais.
“É um treinamento continuado que a franqueadora dá. A gente possui o consultor de campo, ele vem e consegue identificar qual a deficiência que o franqueado tem nesse momento, e dá um treinamento baseado naquilo”, disse Edinaldo Costa, gerente de expansão da franquia.
Em média, cada cliente gasta R$ 160 por mês. Os jogos mais vendidos são de ação, aventura e futebol.
Com o mercado de games em alta, a rede de franquias quer focar em cidades menores onde quase não há concorrência.
“A gente está captando investidores para cidades acima de 200 mil habitantes, porque hoje você vê que as lojas de videogames estão concentradas nos grandes centros, e a gente percebeu que existe um grande potencial no Brasil inteiro para expansão da rede”, disse Edinaldo Costa.
O diretor da maior feira de games da América Latina, Marcelo Tavares, garante: não há crise no mercado de games.
“O mercado brasileiro realmente é a bola da vez no cenário internacional, com potencial para colocar o Brasil como terceiro principal do mundo nos próximos anos”, disse Marcelo Tavares. Diretor da Brasil Games Show.
CONTATOS:
V12 GAMES – MATRIZ
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www.v12games.com
BRASIL GAME SHOW
Contato: Assessora de imprensa Mariana Ramalho
Telefone: (21) 7719-3919
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