MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Criada por casal no RS, marca se especializa em alpargatas estilizadas


Empreendimento surgiu do namoro de argentino com uma gaúcha em 2011.
Faturamento da marca já é de R$ 5 milhões somente nos dois primeiros anos.

Daniel Bittencourt Do G1 RS

Gabriela e Rodrigo acertaram o foco da empresa depois de tentativas frustradas (Foto: Divulgação/Perky Shoes)Gabriela e Rodrigo acertaram o foco da empresa após tentativas frustradas (Foto: Divulgação/Perky Shoes)
A história de amor entre o argentino Rodrigo Casas, de 31 anos, e a gaúcha Gabriela Giovannini, 24, resultou em uma marca de sapatos que atualmente é comercializada em 12 estados brasileiros e já rendeu R$ 5 milhões de faturamento. Sucesso nos pés, as alpargatas estilizadas foram inspiradas na cultura dos dois países.
Rodrigo conheceu a namorada em Buenos Aires, em 2009, quando ela foi passar férias com amigas na cidade. Pouco tempo depois, os dois resolveram morar em Porto Alegre, cidade natal de Gabriela. Atualmente eles comandam a Perky Shoes, marca brasileira que fabrica e comercializa alpargatas para quase todo o país.
Fabrica é terceirizada e alpargatas são vendidas para lojas multimarcas (Foto: Divulgação/Perky Shoes)Fabrica é terceirizada e alpargatas são vendidas
para lojas multimarcas
(Foto: Divulgação/Perky Shoes)
No início Rodrigo, que é jornalista por formação, largou tudo para encarar a vida ao lado de Gabriela e resolveu mudar de ramo.
“O problema com o jornalismo na Argentina é a questão salarial. Como eu trabalhava em um programa de TV sobre moda, pensei em usar a experiência para abrir um negócio”, conta ao G1.
Logo que chegou ao Brasil, Casas tentou fazer representação de lojas argentinas no Rio Grande do Sul, mas não deu certo. Porém, em uma viagem a Buenos Aires, Gabriela viu uma alpargata em uma loja portenha e gostou. “Era a única que tinha. Aí ela me disse: isso pode dar certo no Brasil”, lembra Casas.
O casal começou então a importar os sapatos, mas a parceira não durou muito por causa de problemas com fornecimento. O que parecia o fim do negócio virou o início do empreendimento de sucesso. “Vimos que aquilo era o nosso negócio e fomos até o Sebrae para pegar mais informações sobre como abrir um negócio”, diz Casas.
Faturamento de R$ 5 milhões nos dois primeiros anos motiva novos projetos da marca (Foto: Divulgação/Perky Shoes)Faturamento de R$ 5 milhões nos dois primeiros
anos motiva novos projetos da marca
(Foto: Divulgação/Perky Shoes)
Após o aconselhamento, o casal abriu a empresa, com foco na proposta de reinvenção do calçado. Os sócios encontraram uma fábrica em Teutônia, na região do Vale do Taquari, e começaram a produzir os calçados.
Passados dois anos, o negócio tem mais de 250 pontos de venda em 12 estados do Brasil e conta com quatro funcionários. No início, a produção girava em torno de mil pares por mês. Depois do verão de 2012, quando a empresa passou a ter maior visibilidade em lojas multimarcas do Rio Grande do Sul e São Paulo, a produção pulou para 40 mil pares/mês.
“Quem nos motivou a criar a marca de alpargatas foi o dono da fábrica. Dpois de toda a burocracia, batemos de porta em porta nas lojas que a gente acreditava que eram o nosso perfil”, diz Casas.
Dois anos depois do lançamento, a marca investe em novos produtos, como botas, tênis, sapatilhas e uma linha para crianças. Além disso, a empresa está com uma série feita com tecidos de fios de algodão recuperado e com materiais provenientes de uma mistura de poliéster extraído de garrafas pet.

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