MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Oficina de pneus desperta criatividade de artesãos em Porto Velho


Segundo ambientalista é a primeira vez que este trabalho chega a RO.
Ação também quer conscientizar as pessoas para a reciclagem.

Ivanete Damasceno Do G1 RO

Oficina de recliclagem de pneus em Porto Velho (Foto: Ivanete Damasceno/G1)Oficina de recliclagem de pneus em Porto Velho (Foto: Ivanete Damasceno/G1)
Um  grupo de 15 pessoas, entre artesãos, ativistas e ambientalistas aprendem técnicas de reciclagem de pneus em Porto Velho. A oficina acontece no galpão de artes do Instituto Mirtes Rufino, desde quarta-feira (29) com término previsto para segunda-feira (3). Segundo Daniel Beatto, professor da oficina, esta é a primeira vez que este trabalho chega a Rondônia. O projeto foi idealizado pela Associação Tribo do Mato em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
A arte da reciclagem é desenvolvida com técnicas que utilizam furadeiras, estiletes e muita força. Daniel explica que repassa os princípios básicos de como trabalhar com o pneus e os alunos inventam peças de acordo com a criatividade de cada um. "Eles estão produzindo cadeiras, floreiras, revisteiros, lixeiras e ainda sairão muitas peças inovadoras", afirma o Daniel.
O projeto Artes em Pneus é desenvolvido por Daniel em São Paulo. Para ele, trabalhar com reciclagem de pneus é uma forma de solucionar um problema que tem afetado os grandes centros em relação ao descarte. "O pneu é um material que está disponível para todos utilizarem e porque ele deve ser um problema se ele pode ser a solução?", explica Daniel.
Alysson Santos é ambientalista de Ariquemes, RO, afirma que na primeira vez que viu os produtos pensava que as técnicas eram muito difíceis e agora percebe que não tem muita dificuldade, basta deixar fluir a criatividade. "A ideia é reunir em Ariquemes as pessoas que tem interesse e disseminar a técnica para que outros possam realizar a atividade", afirma o ambientalista
Aprendizes pretendem repassar as técnicas (Foto: Ivanete Damasceno/G1)Aprendizes pretendem repassar as técnicas
(Foto: Ivanete Damasceno/G1)
"Eu vejo uma oportunidade muito grande de poder trabalhar o pneu nesta parte artesanal, além de ajudar na limpeza do meio ambiente", analisa Flávia da Silva,  representante técnica dos catodores de materiais recicláveis do município de Guajará-Mirim, RO. "Quando eu tiver a oportunidade, vou fazer uma oficina para repassar as técnicas que aprendi", almeja Flávia.
De acordo com Felipe Alexandre Oliveira, um dos organizadores da Associação Tribo do Mato, para a escolha dos alunos que participaram do curso houve um critério específico; já trabalharam com algum tipo de arte artesanal ou com produtos recicláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário