MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Conar investiga três blogs por propaganda velada da Sephora


Denúncias partiram de consumidores; é primeiro processo contra blogs.
Sephora diz que não tenta influenciar no conteúdo de qualquer resenha.

Do G1, em São Paulo

Clientes em frente à loja da Sephora no shopping JK, em São Paulo (Foto: Nathália Duarte/G1)Clientes em frente à loja da Sephora no shopping JK
, em São Paulo (Foto: Nathália Duarte/G1)
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu processo contra três blogs de moda por suspeita de propaganda velada. De acordo com a entidade, as blogueiras Mariah Bernardes, Lala Rudge e Thássia Naves publicaram informações semelhantes sobre produtos da YSL, Givenchy, Christian Dior, entre outras marcas.
Os processos citam as três blogueiras, a Sephora e a empresa OQVestir, que mantém o blog Lala Rudge.
Esta é a primeira vez que o Conar investiga o uso inadequado de publicidade em blogs. Segundo o órgão, a maneira como a publicidade comercial é veiculada independe do suporte.
Como o Conar não faz o monitoramento de blogs, os processos só puderam ser abertos graças à denúncia de consumidores. A entidade não informa quantas denúncias recebeu.
Os processos foram abertos no dia 23 de agosto e, a partir desta data, os denunciados têm aproximadamente 15 dias para apresentar a defesa. Se as partes envolvidas não se manifestarem, isso não inviabiliza o processo, que segue normalmente.
Quem julga o caso é o Conselho de Ética do Conar, que conta com cerca de 180 pessoas. Uma delas é nomeada relatora do processo, que vai emitir seu voto e passar para a análise de um grupo de aproximadamente 12 conselheiros.
Seja qual for a decisão, cabe recurso, mas a pena deve ser aplicada de imediato, explica o Conar. Ou seja, o recurso não serve como medida protelatória.
Há, basicamente, dois tipos de pena, uma que implica na alteração do anúncio, ou, em alguns casos, a sustação da campanha.
Segundo estimativa do órgão, o caso deve ser julgado em primeira instância em 30 ou 40 dias, a contar da data de abertura do processo.
Procurada pelo G1, a Sephora disse que “respeita a integridade editorial dos blogs que citam a empresa e entende que os mesmos têm liberdade de publicar e dar opiniões sobre produtos e marcas, sejam elas positivas ou negativas”.
A empresa diz que, independentemente da compra de espaços publicitários em veículos online, a Sephora convida os autores dos blogs a expressar suas opiniões sobre seus produtos. “De maneira alguma a Sephora tenta influenciar no conteúdo de qualquer resenha que seja publicada na internet ou em qualquer outro meio”, conclui.
A reportagem tentou contato com os blogs citados mas, até próximo das 15h, quando a reportagem foi publicada, não obteve retorno.

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