Veículo conceito tenta prever as demandas dos produtores em 2050.
Máquinas atuais têm tecnologias semelhantes a carros de passeio de luxo.
Desenvolvido pela Valtra, o “trator do futuro” tenta prever quais serão as necessidades dos agricultores em 2050. O projeto, que por enquanto não passa de um conceito, foi batizado de ANTS, plural de formiga, em inglês. A inspiração vem das letras que identificam a linha de produtos do fabricante e também do design da máquina, semelhante ao inseto.
menor (Foto: Márcio Luiz/G1)
A proposta é desenvolver um veículo multifunção, capaz de executar as mais variadas atividades das operações agrícolas acoplando ou desacoplando módulos. “Nas próximas décadas, os agricultores terão de atingir novos níveis de produtividade para dar conta da crescente demanda por alimentos. Esse conceito do ANTS busca otimizar os processos da produção”, diz o gerente de marketing de produto da empresa, Winston Quintas.
Se o projeto vai sair do papel, ainda é cedo para dizer. Mas a alta tecnologia já é uma realidade nos equipamentos agrícolas atuais. Tratores, plantadoras e colheitadeiras de gigantes do setor como Valtra, John Deere, New Holland e Massey Ferguson oferecem itens que ainda não chegaram aos carros de passeio brasileiros de vários segmentos , como softwares de otimização de consumo de combustível, transmissões automáticas, ar-condicionado digital e assentos climatizados, entre outros mimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário