MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

China deve habilitar mais sete frigoríficos brasileiros, diz Agricultura


Secretário de Relações Internacionais participou de reunião em Pequim.
Exportação de milho também esteve na pauta da reunião.

Do G1, com informações da Agência Estado

O governo chinês deve habilitar nas próximas semanas sete frigoríficos brasileiros, sendo dois de suínos e cinco de aves, que estarão aptos à exportação para aquele país. A informação foi obtida pelo secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (Mapa), Célio Porto, que se reuniu na terça-feira (28) em Pequim com representantes da Administração Geral de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ, em inglês) da China.
Por meio de nota, o Ministério da Agricultura informa que a liberação dos frigoríficos depende apenas de uma carta da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), comprovando que foram feitos os ajustes apontados pelas missões chinesas.
Com a habilitação dessas sete plantas, o Brasil passará a ter cinco frigoríficos de suínos e 30 de aves autorizados a exportar para a China.
O ministério informa que nove frigoríficos aguardam visita das autoridades chinesas para serem credenciados para exportar carne bovina. O Brasil já enviou os documentos exigidos há um ano e as autoridades chinesas se posicionarão em breve, diz o governo.
Milho
Na reunião com as autoridades chinesas o secretário Célio Porto também conversou sobre o protocolo de exportação de milho, pois o Brasil pretende se tornar um grande exportador do cereal para o país asiático, como já acontece com a soja.
O governo explica que os chineses fizeram a análise de risco para identificar possíveis pragas que não existem no país e o Brasil precisará apresentar um certificado sanitário com as medidas de mitigação que serão realizadas antes do embarque. O secretário diz que já foi apresentada uma contraproposta e, dentro de 30 dias, o governo brasileiro deverá ter uma resposta positiva das autoridades chinesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário