MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

58% dos fumantes abandonaram o cigarro em 2011, aponta FCecon-AM


Dados foram divulgados neste Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Valor é 18% superior em relação ao que preconiza o MS, segundo fundação.

Do G1 AM
Mulher fumante tem mais chance de ter aneurisma cerebral (Foto: Reprodução / EPTV) Segundo a Semsa, expectativa de atendimento é de
cerca de mil dependentes (Foto: Reprodução/EPTV)
Na data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, dados divulgados pela Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta quarta-feira (29), apontam que o índice de pessoas que abandonaram o cigarro em 2011 foi de 58%. Esse valor representa 18% acima do que preconiza o Ministério da Saúde, segundo a Fundação.

Ainda segundo a Semsa, 600 pessoas deram entrada em 13 ambulatórios de todas as zonas da cidade para tratamento de fumantes. A expectativa do órgão é que o atendimento possa atender, este ano, mais de mil dependentes.
Dados da Semsa referentes ao Dia Nacional de Combate ao Fumo foram divulgados nesta terça (29) à estudantes e profissionais no Parque do Mindu (Foto: Divulgação/Assessoria FCecon)Dados da Semsa referentes ao Dia Nacional de Combate ao Fumo foram divulgados nesta terça (29) à estudantes e profissionais no Parque do Mindu (Foto: Divulgação/Assessoria FCecon)
As informações foram divulgadas durante evento alusivo à data, ocorrido no Parque do Mindu, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus. Representantes das Secretarias Municipal de Educação (Semed e Seduc), além de estudantes de 48 escolas públicas municipais inseridas no Programa Saúde na Escola.
Câncer
Segundo a coordenadora de Atenção Oncológica do Amazonas, enfermeira Marília Muniz, o consumo a longo prazo do tabaco pode causar vários tipos de câncer, entre eles o de traquéia, brônquio e pulmão, os quais devem acometer, este ano, no Amazonas, 280 pessoas, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ela também alertou que mais de 4,7 mil substâncias tóxicas contidas no cigarro podem ocasionar doenças cardíacas, dentre outras.
De acordo com a enfermeira, a FCecon como responsável por qualificar profissionais que atuam na prevenção do câncer, realiza um extenso trabalho nas escolas de Manaus, a fim de que crianças e adolescentes evitem o consumo de tabaco. Ela informou ainda que existe a possibilidade de ampliação desta atividade para o interior do Estado.
Crianças e adolescentes
Segundo a coordenadora municipal de combate ao tabagismo, Marlene Lessa de Souza, os ambulatórios da Semsa atendem, atualmente, adolescentes que começaram a fumar muito cedo, influenciados por aditivos e fragrâncias presentes no cigarro. De acordo com ela, abandonar a dependência resulta na melhoria da qualidade de vida do fumante, e reduz, consequentemente, os riscos de doenças cardiovasculares.
Marlene de Souza também explicou que a partir da realização de campanhas educativas e da conscientização da população, o índice de abandono do cigarro vem aumentando a cada dia em Manaus, acompanhado da procura por tratamento, o que resultou na ampliação da rede. "Em 2008, 43 pessoas foram atendidas em dois ambulatórios, e ano passado foram quase 600 para os 13 disponíveis na rede", disse.
O tratamento é norteado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos e dentistas, e na maioria das vezes exige a realização de terapias comportamentais. Ao final, o paciente recebe acompanhamento por um ano a fim de prevenir recaídas. A medicação, utilizada apenas em casos específicos, também é gratuita e fornecida pelo município.
A coordenadora ressaltou aos interessados em receber mais informações sobre o Programa de Controle de Combate ao Tabagismo e sobre o funcionamento dos ambulatórios, que liguem no telefone 0800-280-8280.

Nenhum comentário:

Postar um comentário