Idosos repesentam 5,4% da população do Amazonas.
Evento discute, em Manaus, acesso à Educação, Cultura e Esporte
(Fotos: Alan Chaves)
Discutido em várias partes do mundo, a temática "Qualidade de vida na terceira idade" reúne, na capital do Amazonas, representantes das Universidades da Terceira Idade de todos os estados brasileiros para a abertura do "XII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e XI Encontro Nacional de Estudantes de Terceira Idade de IES", realizado neste sábado (29), no Studio 5 Centro de Convenções.
Durante palestra magna de abertura do evento, Euler Ribeiro falou do "Envelhecimento e o Meio Ambiente, um novo pensar". Ele chamou atenção para a "consciência social" sobre o processo de envelhecimento no Brasil. "Abrindo portas para o reconhecimento do envelhecimento como uma fase da vida, se consolida também a importância de se melhorar os programas de saúde, lazer, benefícios sociais, entre outros, para essa categoria", declarou Euler.
Segundo o diretor, é importante que a sociedade tenha consciência do processo de um envelhecimento bem sucedido. "Sou um idoso da floresta, tenho qualidade de vida por conta dos cuidados observados no percurso da vida e também, por morar em uma terra onde a natureza é mais eficaz que qualquer ciência", disse o diretor.
(Foto: Alan Chaves)
Entretanto, Euler Ribeiro destacou que, apesar da importância do idoso na sociedade, a população ainda não tomou a plena consciência de seu próprio processo de envelhecimento.
"O adulto de hoje, que será o idoso amanhã, ainda não acredita que a juventude é apenas parte de um processo", analisou. A consequência da falta de informação e de consciência sobre os processos da velhice é o caminho aos problemas mais comuns de um envelhecimento mal sucedido, segundo o especialista.
As políticas públicas para um processo de envelhecimento sadio continuarão em discussão, em Manaus, durante o XII Fórum da Terceira Idade neste domingo (31). O evento segue até terça-feira (1º).
Nenhum comentário:
Postar um comentário