MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cirurgiões-dentistas do DF fazem manifestação em frente ao Buriti

 

Categoria pede incorporação de gratificação de atividade odontológica.
Conselho autoriza com urgência nomeação de 1.049 servidores da saúde.

Do G1 DF
Cirurgiões-dentistas da rede pública do Distrito Federal realizam manifestação na manhã desta segunda-feira (31) em frente ao Palácio do Buriti. A categoria reivindica a incorporação de 70% da Gratificação de Atividade Odontológica (GAO). O Sindicato dos Odontologistas do DF estima que  200 pessoas vão participar do ato público.
De acordo com o presidente do sindicato, Aroldo de Moura Neto, a categoria reivindica ainda a equiparação salarial com os médicos da rede pública. “Nosso salário base é de R$ 1,5 mil, para 20 horas semanais. Isso representa 30% do salário de um médico. Com a gratificação, conseguiríamos a devolução da perca salarial, mas não muito. Isto representaria um aumento final de 15% no nosso salário”, explicou.
Neto afirmou ainda que cerca de 400 dentistas trabalham na Secretaria de Saúde do Distrito Federal atualmente. “Temos uma das menores coberturas de saúde bucal do país. O governo deveria focar mais a atenção na Odontologia”, disse.
No Diário Oficial do DF desta segunda-feira (31), o Conselho de Política de Recursos Humanos reconheceu a urgência de autorizar a nomeação de 1.049 servidores da saúde em diversas especialidades, como enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas e técnicos.
Segundo o presidente do sindicato, o problema de falta de cobertura de odontologistas na rede pública de saúde deve diminuir com a convocação de cerca de 80 profissionais.
“O último concurso, de 2006, vencia hoje. Com a convocação desta segunda, diminui um pouco a necessidade da população”, afirmou. Ele ainda disse que o movimento permanece até o início desta tarde. A previsão é que a categoria faça assembleia ainda nesta segunda para definir os rumos da mobilização.

De acordo com a Secretaria de Administração, não há nenhum encontro marcado entre representantes da categoria e o secretário. A assessoria de imprensa da secretaria informou que o GDF está a 0,13% do orçamento para atingir o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário