MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de outubro de 2011

Bodó é destaque de Festival Gastronômico em Iranduba (AM)

 

Peixe é a grande atração de 15 pratos disponíveis para consumo.
Festival já está na 8ª edição e ocorre neste domingo.

Girlene Medeiros Do G1 AM
O peixe Bodó é o grande destaque do 8º Festival Gastronômico de Bodó que ocorre a partir das 8h até às 22h deste domingo (30), às margens do Rio Solimões, no município de Iranduba.
15 pratos feitos com Bodó serão oferecidos no festival. (Foto: Divugação/Festival Gastronômico de Iranduba)15 Pratos feitos com Bodó serão oferecidos no festival.
(Foto: Divugação)
Pratos variados como o sanduíche de Bodó, Bodó à Milanesa, caldeirada de Bodó, Bodó assado, empada de Bodó, Bodó de casaca, maionese de Bodó, vatapá de Bodó, Ki-Bodó e Piracuí de Bodó fazem parte dos 15 pratos preparados com o peixe que estarão disponíveis no festival em barracas montadas às margens do rio.
O organizador do evento e comerciante, Juvenal da Silva, diz que a ideia é acabar com o preconceito que se tem em relação ao Bodó por causa da aparência do peixe.
"Quando a pessoa prova um prato diferente feito de Bodó, como o Bodó à casaca, por exemplo, ela nem lembra que o peixe é tão feio porque o que fica é o sabor. Com isso, ela passa a ser consumidora do Bodó, acabando com o preconceito”, disse.

Festivais anteriores marcaram a gastronomia de Iranduba. (Foto: Divulgação/Festival Gastronômico de Iranduba)Festivais anteriores marcaram a gastronomia
de Iranduba. (Foto: Divulgação)
A relação do comerciante com o peixe surgiu ainda na adolescência, quando deixou escapar as espécies de Acari-Bodó, pescadas pelo avô. "Levei uma surra que nunca mais esqueci. Foi aí que me interessei e fui buscar mais informações sobre o Bodó. Foi um trauma positivo", brincou o comerciante.

De acordo com a organização, a expectativa é que o público do festival aumente com a inauguração da Ponte Rio Negro. Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para prestigiar o evento e se divertir ao som de 14 atrações regionais.

Segundo o organizador, o Festival Gastronômico Bodó com Farinha é único em todo o Amazonas e ao longo dos anos se tornou conhecido entre as comunidades adjacentes.

Bodó
O Acari-bodó é um peixe encontrado no Amazonas. Faz parte da culinária cabocla sendo apreciado em forma de caldeirada, assado ou com farinha de peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário