JORNAL A REGIÃO
O Governo da Bahia entregou cinco aeronaves não tripuladas (superdrones) para as Polícias Militar e Civil. Equipados com tecnologia de última geração, os drones são fruto da parceria Bahia-Brasil e tiveram investimento de cerca de R$ 700 mil da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Os aparelhos serão empregados prioritariamente em ações de inteligência contra facções e no monitoramento de grandes eventos. O secretário da SSP, Marcelo Werner, explica que os novos drones já trazem uma câmera com função termal.
"Ela é utilizada tanto à noite quanto em áreas de mata ou difícil acesso, conseguindo identificar pessoas nessas regiões. É uma ferramenta que traz análise tática e de inteligência para melhorar cada vez mais e proteger o nosso policial", explica.
As câmeras termais são recursos avançados para observação em edificações ou áreas de mata fechada. Os superdrones possuem maior autonomia de voo e transmissão em tempo real. Para a Polícia Civil, a tecnologia facilitará o trabalho de investigação e monitoramento de alvos.
“Vai servir para a proteção do policial. Esse superdrone possibilita que se sobrevoe um alvo a uma distância muito grande, onde não vai ser detectado, possibilitando a segurança para que possamos ter o alcance e eficiência na nossa operação," diz o delegado-geral da PC, André Viana.
As novas aeronaves alcançam uma velocidade máxima de 90 km/h, permitindo rápida mobilização. O sistema de transmissão tem alcance de até 40 km e o zoom híbrido de até 400x possibilita identificar veículos, pessoas e placas a uma distância de 5 km, além de objetos maiores em até 10 km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário