Por Alexandre Kuntgen
Dados. Talvez você esteja cansado de ouvir, mas eles continuam sendo o ativo mais valioso de cada negócio. Nesse sentido, um novo conceito vem ganhando força no mercado: o Data Product. Ele parte do princípio de orientar como as informações corporativas devem ser organizadas, disponibilizadas e consumidas para analytics, planejamento e, principalmente, IA.
Como o próprio nome diz, o conceito não se trata de uma tabela, modelo ou relatório, mas de um ativo de dados completo e pronto para consumo, que combina dados confiáveis e governados, semântica de negócio explícita, metadados ricos e catalogáveis, forma padronizada de entrega e ativação, e um contrato claro de uso acerca de quem pode consumir, como e com qual frequência.
Ou seja, a partir dessa abordagem, os dados deixam de ser apenas extraídos e modelados e passam a ser produtos reutilizáveis, com ciclo de vida próprio. Isso porque um Data Product deve atender a alguns princípios-chave, como: ser orientado pelo domínio do negócio, nascendo a partir de um processo ou área; ter semântica do negócio embutida, na qual métricas, hierarquias, regras de cálculo e significados já vêm definidos; ser governado por padrão, sendo que segurança, autorização, qualidade e linhagem são prioridades; ser descoberto e reutilizado via catálogo, onde a informação é publicada, documentada e facilmente encontrada; e ser consumível por múltiplos cenários.
Veja que todos os aspectos técnicos que fazem parte dessa metodologia vêm ao encontro de sanar uma das grandes dores enfrentadas pelas organizações: a gestão de dados. Segundo o estudo The GenAI Divide: State of AI in Business 2025, publicado pelo MIT, 95% das empresas falham em acelerar a receita com a IA. O estudo revela que o problema não é a qualidade dos modelos, mas a lacuna de aprendizado tanto das ferramentas quanto das informações.
E, justamente, essa lacuna é causada pela falta de contexto. Isto é, para que um dado seja aproveitado, ele não deve ser apenas extraído, mas contextualizado. É a partir dessa orientação que ferramentas, inclusive a IA, podem definir padrões, emitir relatórios e executar análises preditivas corretas acerca do negócio.
Nesse aspecto, o Data Product se posiciona como um pilar fundamental que apoia as organizações em transformar o dado em conhecimento. Afinal, a partir do seu uso, o mesmo ativo pode alimentar múltiplos casos de uso, o esforço de modelagem é reutilizado e o tempo de valor (time-to-value) cai drasticamente.
Perceba que, a todo instante, o conceito reforça a importância de "conversar" com os dados. Estamos vivendo uma era em que muito se fala sobre a transformação digital e o impacto da Inteligência Artificial em todo esse movimento. Contudo, ao mesmo tempo, vemos empresas estagnadas por não terem uma visão clara acerca do que fazer e de como utilizar as informações. Quanto a isso, cabe um alerta: a IA só escala quando os dados já estão organizados como produtos.
É diante desse contexto que a própria SAP, multinacional alemã, vem direcionando a sua estratégia de 2026 em prol do conceito de Data Product, tornando-o o pilar central, especialmente a partir da evolução do SAP Business Data Cloud. Na prática, essa atribuição permite ir além de um simples produto, garantindo a criação de ativos inteligentes provenientes de dados.
Por sua vez, apresentar as vantagens brilha os olhos, mas é preciso saber que implementar essa infraestrutura requer cuidados para que, de fato, traga resultados. Desta forma, é necessário ter parceiros experientes que entreguem especialização de domínio, indústria e contexto local.
Em um ano que será marcado por constantes desafios, o Data Product se apresenta como uma forte tendência, uma vez que a abordagem vai ao encontro de dores latentes enfrentadas pelas companhias. Mas, para garantir um futuro sólido, é preciso começar agora.
Alexandre Kuntgen é Partner da SolvePlan.
Sobre a SolvePlan
Fundada
em 2012, a SolvePlan é especializada em soluções para planejamento
orçamentário, consolidação societária, publicação de resultados e
analytics, entregando aos clientes ferramentas que agregam valor aos
negócios. A dedicação e o reconhecimento de seus clientes levaram a
SolvePlan ao patamar de parceiro Gold SAP, com mais de 200 soluções
entregues e 280 mil horas de projetos.
Imagens relacionadas
baixar em alta resolução |
|
Cinthia Guimarães Tel: +55 (11) 95457-3500 Email: cinthia@informamidia.com.br www.informamidia.com.br |

Nenhum comentário:
Postar um comentário