MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de fevereiro de 2026

Cacauicultores fecham BR-101 de novo


JORNAL A REGIÃO

Não adiantou o governo estadual fazer promessas em que ninguém acredita mais, como a enrolação de montar um "grupo de trabalho" para encontrar soluções para os preços do cacau. A cotação segue as leis de mercado, dependendo da oferta, que está em alta, e a demanda, que está em baixa.

Pequenos produtores de cacau das regiões de Itacaré, Aurelino Leal e Ubaitaba se juntaram para fazer o segundo protesto fechando a BR-101, desta vez em frente a Aurelino Leal, nesta quinta-feira. Eles reclamam da coração atual no exixo Itabuna-Ilhéus e acusam as moageiras de manipular os preços.

Segundo os produtores, a queda no preço do cacau vem causando prejuízos a centenas de famílias que dependem do produto. A arroba do cacau, que pesa 15 quilos, chegou a ser comprada por mil reais no ano passado, mas hoje patina em torno de 250 reais. Os manifestantes dizem que isso inviabiliza as fazendas.

Eles fecharam a rodovia queimando pneus e madeira, sob o olha da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, que negociaram a liberação da estrada. Na segunda-feira, outro protesto tinah sido montado, tambpém na BR-101, mas no trecho de Itamarati, distrito de Ibirapitanga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário