Vinho tinto na praia? Veja dicas para aproveitar sem erro
Vinhos tintos também podem ser leves e refrescantes. Veja como saboreá-los durante os dias quentes
Com o calor, a busca por bebidas refrescantes se intensifica, o que não significa que o vinho tinto precise ser deixado de lado. “Um vinho tinto mais jovem e frutado pode ser servido mais fresco no calor e é um ótimo acompanhamento para petiscos leves”, diz Cibele Siqueira, Embaixadora de Marcas Autorais do Grupo Wine, líder no ranking de importação de vinhos no Brasil. Com a escolha certa de rótulos e alguns cuidados simples, é possível desfrutar de um bom tinto até nos dias mais quentes.
Confira mais dicas a seguir:
Escolha tintos com menor teor alcoólico
Em dias de altas temperaturas, o vinho esquenta mais rápido na taça e, caso tenha um teor alcoólico elevado, pode se destacar demais, tornando a bebida mais pesada e aumentando a sensação de embriaguez. Com isso, a dica é optar por tintos mais leves e com menor graduação alcoólica.
Resfrie o vinho antes de servir
Esqueça a ideia de que vinho tinto deve ser consumido sempre em temperatura ambiente. No calor, vale resfriá-lo entre 12°C e 15°C para realçar o frescor e evitar que o álcool se sobressaia.
Prefira exemplares com boa acidez
A acidez não significa que o vinho é azedo, mas sim que ele tem um frescor natural, tornando-o mais agradável em dias quentes. Quanto maior a acidez, mais refrescante será a experiência.
Utilize frutas congeladas
Em vez de gelo, que dilui e altera o sabor do vinho, experimente adicionar frutas congeladas como morango, uva ou mirtilo na taça. Além de manter a temperatura do vinho, elas deixam a apresentação ainda mais bonita.
Resfrie a taça antes de servir
Coloque algumas pedras de gelo na taça e gire com uma colher para resfriá-la. Na sequência, retire-as e sirva o vinho, que assim manterá sua temperatura por mais tempo sem sofrer um aquecimento rápido.
Use copos térmicos:
Esses copos são uma excelente opção para evitar que o vinho esquente rapidamente. Mas não esqueça de manter a garrafa em um cooler com gelo para preservar a temperatura ideal.
Dê preferência a tintos jovens e sem passagem por carvalho
Vinhos com menos tempo de amadurecimento em madeira costumam ser mais leves e frutados, ideais para dias quentes.
Hidrate-se
Independentemente da bebida escolhida, é essencial intercalar o consumo de vinho.
Para saborear na praia, Cibele Siqueira, Embaixadora de Marcas Autorais do Grupo Wine, aponta que são boas opções o rótulo Kaipú Cabernet Sauvignon 2023, da Campanha Gaúcha (RS), com corpo médio e notas frutadas bem integradas ao carvalho francês. O exemplar do Vale Central chileno, Metropolitano D.O. Valle Central Carménère 2023, que combina aromas de frutas pretas, notas especiadas e um toque balsâmico refrescante, também é uma escolha acertada.
https://www.wine.com.br/vinhos/metropolitano-do-valle-central-carmenere-2023/prod30217.html
Você está recebendo este email por estar cadastrado nas editorias Notícias das Cidades.
Caso não trabalhe mais com estas editorias, altere aqui seu cadastro ou se este conteúdo não tem relação com estas editorias, reporte aqui.
Caso não queira receber mais conteúdos cancele aqui sua inscrição
Nenhum comentário:
Postar um comentário