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sábado, 29 de março de 2025

Em Salvador, empreendedora lança livro sobre autenticidade nos negócios com entrevistas dos principais líderes empresariais do Brasil

 

Essence Branding - Maria Brasil

Em Salvador, empreendedora lança livro sobre autenticidade nos negócios com entrevistas dos principais líderes empresariais do Brasil

Maria Brasil, docente na ESPM São Paulo e na Universidade Federal da Bahia, estimula a construção de marcas autênticas, que geram impacto e criam conexões reais nas comunidades

Natural da Bahia, a consultora e professora Maria Brasil lança seu livro "Marcas com Alma" em Salvador na próxima terça-feira, 01 de abril, a partir das 19h, no Teatro Sesc Casa do Comércio. O evento contará com a presença Richard Barrett - renomado especialista britânico em liderança e valores humanos nos negócios – que assina o prefácio do livro. Em seguida, no dia 2 de abril, a partir das 19h, a autora realiza um segundo evento na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Ambos os encontros são abertos ao público mediante inscrição prévia.

Fundadora da Essence Branding - consultoria em branding e estratégia certificada pelo Sistema B - a empreendedora conversou com 15 líderes, a fim de ouvir suas percepções sobre estratégias, desafios e decisões que moldaram grandes empresas. Dentre os entrevistados, estão Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Luiz Seabra, Co-fundador da Natura; Diego Barreto, CEO do iFood; Jaime Basso, Presidente do SICREDI Vale do Piquiri; Manfred Dasenbrock, Presidente Central SICREDI PR/SP/RJ; Janete Vaz, Fundadora do Grupo Sabin; Estevan Sartoreli, CEO da Dengo Chocolates; Caito Maia, Fundador da Chilli Beans; Renato Franklin, CEO da Casas Bahia; Alexandre Gerardo, diretor geral da Acer; Tania Kulb, ex-Chief Marketing Officer do McDonald's; Paul Spiegelman, ex-Chief Culture Officer da Stericycle; Fabio Plein, Diretor regional para as Américas da Coinbase; Luiz França, Diretor de RH da Kordsa Global; e Paulo Galvão, Acionista e Membro do Conselho de Administração do Grupo Klabin e Grupo RD.

No livro, os executivos compartilham suas visões sobre como marcas podem ir além do discurso e criar conexões genuínas com clientes, colaboradores e a sociedade. Entre os destaques, está o co-fundador da Natura, Luiz Seabra, que trouxe brilho e lucidez para o tema. Eu acredito profundamente que uma empresa pode, assim como os indivíduos, ter uma alma que se enriquece e se fortalece”, Seabra conta em entrevista descrita no livro.  

Durante a entrevista, o executivo afirma que é muito importante que um negócio nasça a partir de uma conexão e acredita que as empresas sólidas tenham alma. Maria avalia que esse exemplo traz esperança de que é possível construir cooperações de grande porte de forma genuína, fazendo com que a empresa traga impactos positivos até mesmo para próximas gerações. 

Seabra brinca que foi o colaborador número 1 da Natura, que hoje impacta milhões de revendedoras e mantém uma forte presença global. O que mais me tocou foi a maneira genuína como ele acredita que é possível unir resultados financeiros a um compromisso real com a sociedade. Essa conversa me trouxe esperança de que empresas podem, sim, crescer sem perder sua essência — e que essa consciência pode ser transmitida de geração em geração”, completa.

Para a maioria dos líderes de Recursos Humanos e Marketing, com quem Maria conversou, ainda há silos dentro faz companhias.  Segundo ela, no Brasil, as duas áreas, na maioria das vezes, ainda operam em esferas separadas, dificultando a integração essencial para o crescimento sustentável. “Por outro lado, vejo um enorme potencial no nosso DNA: somos um povo naturalmente agregador e conectado. Se conseguimos criar uma cultura tão rica e diversa, por que não levar esse espírito para dentro das organizações? Acredito que o Brasil pode se tornar um expoente global na construção de empresas verdadeiramente integradas”, reflete Maria.

Metodologia Brand Anatomy. Para lidar com essas complexidades, Maria Brasil desenvolveu uma estrutura com o objetivo de capacitar líderes e gestores a compreenderem como uma marca funciona como uma entidade viva, que aspira à autenticidade e à conexão genuína com as pessoas. Essas marcas são denominadas “Marcas com Alma”, em referência ao conceito de Carl Jung sobre a alma como repositório de criatividade e significado, em que se conecta o indivíduo com o divino e incorpora seu potencial de plenitude.

Assim como o reencontro com a própria alma é uma experiência intensa, cultivar uma marca com alma envolve alinhar sua essência interna com sua expressão externa, promovendo ressonância e significado nos corações e mentes de seus acionistas (Jung, Shamdasani e Hoerni, 2009).

Serviço
Lançamento do livro Marcas com Alma – Maria Brasil
Data: 1 de abril
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Casa do Comércio
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/richard-barrett-em-salvador-o-novo-paradigma-da-lideranca/2818135?referrer=abrhba.strelo.com.br

Data: 02 de abril
Horário: 19h
Local: Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) | Rua Edístio Pondé, 342 - Stiep
Confirmação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxBaFoNoKSOlLNh9pRs1ZQ6fb_ONDOQv48tw_t0PNpsdOcSg/viewform?usp=send_form

Sobre o Marcas com Alma
O livro Marcas com Alma traz reflexões a líderes, empreendedores e profissionais sobre a importância de construir marcas autênticas, alinhadas com seus valores e verdadeiramente conectadas com clientes, colaboradores e a sociedade.

A autora Maria Brasil conversou com 14 executivos de destaque, como Luiza Trajano (Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza), Luiz Seabra (Co-fundador da Natura) e Diego Barreto (CEO do iFood), para entender como marcas podem ir além do discurso e integrar propósito e cultura organizacional. A partir dessas entrevistas e de sua trajetória profissional, Maria desenvolveu uma metodologia própria, já registrada, que auxilia empresas a fortalecerem sua identidade de dentro para fora.

A inspiração para o livro veio de sua experiência no mercado, quando percebeu a desconexão entre marketing e cultura interna. Esse questionamento, que já aborda há oito anos, foi aprofundado durante seu mestrado em Londres, resultando em um guia essencial para CEOs, CMOs, executivos de RH e empreendedores que desejam construir marcas mais autênticas e impactantes.

Sobre a autora Maria Brasil
Maria Brasil é fundadora da Essence Branding, consultoria certificada pelo Sistema B e especialista em sincronizar posicionamento de marca e cultura organizacional. Com mestrado em Brands, Communication and Culture pela University of London, Goldsmiths, é professora na ESPM São Paulo e na Universidade Federal da Bahia, além de TEDx Speaker e palestrante internacional.

Maria também tem forte atuação no universo empresarial e político. Foi a primeira mulher presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários e liderou a Associação dos Jovens Empreendedores da Bahia. Atualmente, integra diversos conselhos, incluindo o Conselho Nacional da Mulher Empresária e o Comitê de Ética do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

É também autora do livro O Discurso do Réu, que explora o impacto dos negócios na sociedade.



Maria Brasil
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Tatiane Almeida
tatiane@temp7.com.br
(11) 98913-4752

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