MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Artemisia anuncia ampliação da equipe de liderança da organização

 


Pioneira no Brasil no fomento e na aceleração de negócios de impacto, a Artemisia anuncia a ampliação da estrutura de liderança da organização. Maure Pessanha inicia o processo de transição da governança da organização e assume o cargo de presidente do Conselho da Artemisia; Luciano Gurgel, recém-chegado à organização, responderá pela diretoria-executiva. A liderança conta, ainda, com Priscila Martins, diretora de Relacionamento Institucional e Projetos, e Flávia Coelho, diretora de Finanças e Operações.

São Paulo | Em pleno processo de expansão na atuação no país, a Artemisia – organização pioneira no Brasil no fomento e na aceleração de negócios de impacto – anuncia a reconfiguração da estrutura de liderança: Maure Pessanha entra em processo de transição da governança da organização e assume o cargo de presidente do Conselho da Artemisia; Luciano Gurgel, recém-chegado à organização, passa a responder pela diretoria-executiva. A ampliação da equipe de profissionais atende à visão de futuro de preparar a organização para liderar o fortalecimento do empreendedorismo de impacto social e ambiental no país.

O apoio dado pela Artemisia nos últimos 15 anos – via mecanismos de aceleração proprietários e programas correalizados – ganhará novos contornos que estarão profundamente conectados e dedicados à necessidade de criar formatos inovadores de suporte, passando por soluções de financiamento. A chegada de Luciano Gurgel reforça esse entendimento e essa predisposição da organização de continuar na vanguarda do ecossistema para maximizar o impacto social e ambiental no Brasil. Construir o arco completo da jornada do empreendedor e, ao mesmo tempo, reforçar a institucionalidade dos programas constituem o foco do porvir da organização. Nos últimos anos, os resultados expressivos ilustram o crescimento da organização: mais de 560 negócios foram apoiados; mais de 190 mentores ativos na rede; mais de 35 ciclos de aceleração executados; e mais de R$ 152 milhões em investimentos para o portfólio de negócios da organização.

Segundo Maure Pessanha, entre as novas atribuições do seu cargo, está a estruturação de uma visão de futuro para a organização, que passa por estratégias de inovadoras de atuação no setor, como a criação de ecossistemas de impacto em setores-chave, venture-building, ampliação de pilotos para a resolução de desafio do setor público, entre outros. “Acreditamos que o ecossistema está em um momento propício para evoluir. Por estar sempre na vanguarda, a Artemisia entende que há diferentes maneiras de impulsionar negócios. Queremos fortalecer ainda mais nossas coalizões, nossa atuação com governos e criar mecanismos de apoio à expansão dos negócios”, afirma a executiva. Maure acrescenta que a Artemisia segue com uma equipe formada pela soma de competências complementares.

Para Luciano Gurgel, a chegada à Artemisia é uma oportunidade pessoal e profissional de contribuir com o avanço do empreendedorismo de impacto no Brasil. “A plataforma da Artemisia – organização que representa o estado da arte do ecossistema de negócios de impacto socioambiental – é bastante consolidada em diferentes processos de capacitação de empreendedores e na atração de grandes empresas, governos, institutos e fundações para a correalização de programas inovadores em conteúdos, formatos e metodologias. A minha expectativa é contribuir com o fortalecimento institucional dessas iniciativas pioneiras e atuar na criação de mecanismos financeiros para a construção de um arco completo de apoio ao empreendedor de impacto social em toda a sua jornada, ou seja, soluções para prover capital via investimento, criando um ciclo virtuoso para o campo”, afirma Gurgel.  

A liderança conta, ainda, com Priscila Martins, diretora de Relacionamento Institucional e Projetos, e Flávia Coelho, diretora de Finanças e Operações.

 

COMPOSIÇÃO DA LIDERANÇA DA ARTEMISIA  

Maure Pessanha | Diretora-presidente da Artemisia em transição para Presidente do Conselho Artemisia.

Atuando na Artemisia desde 2007, Maure Pessanha é responsável pela consolidação e pelo crescimento da organização no Brasil. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), possui especialização em Avaliação de Programas Sociais pela Universidade de São Paulo. Foi aluna bolsista na Universidade Harvard (2004), onde cursou Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social. Maure atua com empreendedorismo social desde o ano 2000. Antes de atuar na Artemisia, trabalhou no Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka-McKinsey. Possui uma coluna semanal no jornal O Estado de S. Paulo, na editoria Estadão PME, na qual escreve sobre negócios de impacto social e ambiental.

Luciano Gurgel | Diretor-executivo da Artemisia | Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Luciano Gurgel atuou por mais de 15 anos no Mercado de Capitais em bancos como Santander, HSBC e Safra. Durante esse percurso, especializou-se em operações estruturadas de crédito. Ingressou na Yunus Negócios Sociais em 2015, onde foi responsável pela estruturação e captação do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios – considerado o primeiro dedicado ao financiamento de negócios sociais no modelo Yunus no Brasil.

Flávia Coelho | Diretora de Finanças e Operações da Artemisia | Graduada em Administração de Empresas pela UNIFAI (Centro Universitário Assunção), possui pós-graduação em Controladoria de Gestão pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). É especialista no desenvolvimento e na aplicação de estratégias para a gestão de organizações do terceiro setor, garantindo o cumprimento das obrigações legais, prestações de contas, acompanhamento dos resultados por gestão de indicadores de impacto e metas de performance. Atua na Artemisia há mais de dez anos, sendo responsável pela gestão das áreas jurídica, financeira, operações e gente.

Priscila Martins | Diretora de Relacionamento Institucional e Projetos

Com MBA em Gestão de Negócios Socioambientais pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pós-graduação em Gestão de Negócios (ESPM) e graduação na Universidade Mackenzie, Priscila atua há sete anos na Artemisia. Na organização, teve passagem nas áreas de Aceleração, Busca & Seleção, Comunicação & Marketing e Parcerias; hoje é diretora de Relações Institucionais e Projetos, sendo responsável pela direção estratégica de dos projetos e programas de apoio a empreendedores executados pela organização – além de relacionamento institucional e parcerias. Antes de assumir postos na Artemisia, atuou por 12 anos na iniciativa privada, em áreas comercial, marketing, produto e relacionamento com governo em empresas de segmentos e tamanhos diversos, incluindo uma startup de impacto social focada na Primeira infância.

ARTEMISIA | A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. A missão da organização é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já apoiou mais de 560 iniciativas de todo o Brasil em seus diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 180 negócios de impacto social. Fundada em 2005, a organização possui atuação nacional. www.artemisia.org.br

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de imprensa da Artemisia | artemisia@imprensa.org.br

Betânia Lins betania.lins@gmail.com

Celular: (11) 9 7338-3879

 

 

 



Imagens relacionadas

Da esquerda para a direita: Flávia Coelho (blusa laranja) e Priscila Martins; ao fundo, Luciano Gurgel e Maure Pessanha.
Da esquerda para a direita: Flávia Coelho (blusa laranja) e Priscila Martins; ao fundo, Luciano Gurgel e Maure Pessanha.
Bruno Avila
baixar em alta resolução




Betania Lins

(11) 97338-3879

Nenhum comentário:

Postar um comentário