Com características de lago, Rio Croa fica em Cruzeiro do Sul.
Belezas do local começam a atrair visitantes do estado.
O casal Jackson dos Santos Messias, de 26 anos, e Cintia Dane Flores Messias, de 40 anos, é um deles. Eles mantêm um centro religioso onde são oferecidos trabalhos espirituais com o uso do chá, às margens do rio.
Em janeiro deste ano, o casal, que já mantinha trabalhos espirituais na comunidade “Canto e Encanto Janaína”, passou a apostar no turismo, montou um restaurante e investe numa pousada que hoje tem capacidade para abrigar 18 pessoas. A pousada oferece café da manhã, almoço e janta a preços acessíveis.
Fazendo um mestrado em Letras, Linguagem e Identidade na Universidade Federal do Acre (Ufac), a estudante Pabla Alexandre Pinheiro Silva conta que descobriu o Croa numa feira de economia solidária em Rio Branco, onde algumas pessoas vendiam artesanatos feitos com a palha do buriti. Ela ficou hospedada na pousada do casal Jackson e Cintia por quatro dias. “Quero conhecer mais sobre a samaúma, ayahuasca, a comunidade e sua religiosidade espiritual para basear minha pesquisa”, explica.
Viúva do ex-governador do Acre, Orleir Cameli, a ex-primeira dama Beatriz Cameli é outra que sempre visita as famílias que residem no Croa. Ela destaca que as pessoas sobrevivem sem destruir, ou depredar a flora e fauna.
“É um lugar próximo da cidade que as pessoas ainda não descobriram. É um lugar paradisíaco, ideal para passeio com as famílias. As famílias de lá vivem em harmonia com o meio ambiente. Sobrevivem cuidando da natureza. Recomendo esse passeio, já levei vários grupos ao Croa. Eu e minha família sempre vamos pra lá quando queremos descansar e respirar ar puro”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário