MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de maio de 2015

Embrapa ensina a produzir adubo com lixo orgânico na Ação Global


Composto é feito após armazenagem do lixo em uma composteira doméstica.
Experimento chamou a atenção durante o evento, em Macapá.

Cassio Albuquerque Do G1 AP
Visitantes receberam orientações sobre como se faz uma composteira doméstica (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Visitantes receberam orientações sobre como se faz uma composteira doméstica (Foto: Cassio Albuquerque/G1)
Durante a edição 2015 da Ação Global, que acontece neste sábado (30) em Macapá, uma exposição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ensina a população a transformar o lixo orgânico doméstico em adubo natural para plantas através de uma tecnologia de baixo custo.

A produção do adubo é feita com a ajuda de uma composteira doméstica, um mecanismo que pode ser confeccionado artesanalmente com apenas R$ 30. A técnica utilizada em plantações de médio e grande porte é considerada milenar e foi adaptada através de estudos feitos pela instituição.
Segundo a analista da instituição, Julia Stuchi, o experimento tem objetivo de fazer com que a população faça o reaproveitamento de parte do lixo doméstico e também de a estimular a fazer pequenas produções.
Vistantes receberam orientações sobre a técnica da compostagem (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Vistantes receberam orientações sobre a técnica da
compostagem (Foto: Cassio Albuquerque/G1)
"Nós fizemos a readaptação da composteira doméstica. Ela quem faz o processo de transformação da matéria orgânica, que na natureza é feito por microrganismos. O mais interessante é que o próprio resto de comida de casa que antes não tinha destinação pode ser utilizado para produzir esse adubo", explicou.

Para produzir a composteira doméstica são necessários três baldes de margarina com tampa, dois pedaços de cano de 20 cm, uma torneira de plástico, um joelho (acessório usado para emendar canos), uma flange, pedaços de carvão vegetal, algodão e 10 parafusos com rosca.

Após a montagem, os restos de alimentos como cascas de legumes, frutas, sementes, papeis sem tinta e saquinhos usados de chá podem ser despejados nos dois primeiros baldes adicionados com um pouco de moinha. Não é recomendado despejar restos de carnes, cascas de frutas cítricas ou alimentos com muito óleo ou sal.

A pesquisadora da Embrapa, Ana Euler, explicou que após os dois baldes estiverem cheios, os resíduos levam um mês para se transformarem em adubo natural. O líquido que sai do composto, chamado de chorume, fica armazenado no terceiro balde também é aproveitado como fertilizante e pode ser usado diluído com água para regar plantas.
"Quem mora em apartamento pode ter essa composteira. Nosso maior desafio é fazer com que a população reaproveite esse lixo. Se ele for separado, reciclado é uma forma de repensar nosso papel no planeta como agentes de promoção de um desenvolvimento sustentável", explicou.
Quem gostou da ideia foi Pabrício William. Ele foi instruído sobre o processo e disse que vai montar uma composteira.
"É interessante. No meu trabalho a gente faz o plantio de hortaliças e outras plantas e desperdiçamos muito os restos de alimento. A ideia é muito boa para fomentarmos a nossa horta", disse.
Segundo a Embrapa, o Brasil produz 242 mil toneladas de lixo urbano por dia, sendo que 60% deste material são resíduos orgânicos que poderia ser transformardo em adubo de alta qualidade.
Passo a passo de como se confecciona a composteira doméstica (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Passo a passo de como se confecciona a composteira doméstica (Foto: Cassio Albuquerque/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário