MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de maio de 2015

Família quer percorrer América do Sul de carro gastando R$ 50 por dia


Casal e sobrinha, de 18 anos, saíram do Acre rumo à aventura.
Visitas a cemitérios também farão parte do roteiro.

Quésia Melo Do G1 AC
Família pretende registrar todos os momentos da viagem (Foto: Reprodução Rede Amazônica/ AC)Família pretende registrar todos os momentos da viagem (Foto: Reprodução Rede Amazônica/ AC)
Percorrer toda a América do Sul, gastando apenas R$ 50 por dia. Essa é a meta do casal de fotógrafos Ricardo Kallai, de 41 anos, e Elen Fragoso, de 33 anos, que idealizaram o projeto '20 mil léguas'. Nesta quinta-feira (28), Ricardo e Elen, que moram em Manaus (AM), acompanhados da sobrinha de 18 anos, Geovana Fragoso, pegaram a estrada, partindo do Acre rumo ao primeiro destino: Peru.
Apaixonados por fotografia e cinema, o casal pretende registrar as mais diferentes culturas e transformar tudo em um projeto fotográfico. Eles querem também provar que é possível viajar com pouco dinheiro.
No roteiro dos aventureiros estão países como Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Equador e outros sete países. Engenheiro de telecomunicações e  fotógrafo, Ricardo Kallai explica que a viagem será custeada por conta própria. Para gastar o mínimo possível durante a viagem, eles oferecer serviços em troca de hospedagem.
"Estamos levando uma panela de arroz e um grill para poder cozinhar no caminho e indo com algum dinheiro para gasolina. Para se hospedar fora do país, estamos usando um site onde as pessoas se hospedam de graça em um hostal em troca de algum serviço e nós podemos oferecer a fotografia. Nossa única reserva é o dinheiro da volta, caso algo dê errado", explicou.
Segundo Elen, a ideia da viagem surgiu após uma visita de trabalho ao Acre e por isso o estado foi o ponto de partida da aventura. Além disso, conta que alguns municípios como Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Xapuri e Mâncio Lima já foram fotografados pela equipe, mas outros destinos devem ser incluídos no roteiro para serem registrados posteriormente.
"Queremos mostrar para as pessoas as histórias contadas através das imagens. Apesar de muitos acharem que estamos em mundo totalmente digital, ainda existem muitas pessoas que não tem acesso a esse tipo de tecnologia. A história de algumas pessoas do Acre acabaram nos inspirando a realizar esse projeto, acreditamos que seria importante registrar quem são as pessoas, onde moram e como vivem", destacou.
Kallai explica que o roteiro foi sendo desenvolvido após conversar com vários amigos. Toda a viagem será registrada através de fotos e vídeos para mostrar as diferenças culturais e sociais de cada país.
"Eu estava no Acre e tinha que ir para São Paulo para o aniversário do meu filho de sete anos. Vi uma placa em Feijó onde dizia que eram 4 mil km até São Paulo, e viajar de carro seria mais barato que pagar a passagem de apenas uma pessoa. Então, um amigo sugeriu que eu fosse pelo Peru e pesquisei a rota. Depois decidimos ir até o Oceano Pacífico e o deserto do Atacama no Chile. Um amigo me aconselhou a não ir pela Bolívia, então vamos pela Argentina e Paraguai, mas vamos entrar por Foz do Iguaçu", explicou.
Crescimento Pessoal                                                                                                                
Na bagagem os aventureiros levam também um estúdio fotográfico portátil e planejam fazer alguns trabalhos, caso seja necessário para continuar a viagem. Outra proposta da aventura é acompanhar as mudanças na visão de mundo da sobrinha do casal Geovana Fragoso, de apenas 18 anos. Essa é a primeira viagem da estudante, por isso, no caminho o casal vai registrar diálogos dela com pessoas mais velhas, para que contem quais eram seus sonhos quando tinham somente 18 anos e se conseguiram realizá-los.
"A Geovana acabou de fazer 18 anos e estava havendo uma pressão muito grande para que ela fizesse faculdade, mas ela não sabe o que quer fazer. Conversando com a mãe dela, pedi que deixasse ela fazer a viagem conosco. Então, uma das ideias é documentar essa "evolução" dela e ver se ao final da viagem ela terá chegado a uma conclusão sobre o que ela realmente quer", disse Ellen.
Cemitérios fazem parte do roteiro
Entre os destinos da família estão cemitérios. Apesar de ser um destino peculiar para uma aventura, Elen explica que é fissurada por esses locais, pois tem uma energia muito forte. Ela destaca ainda, que são bons lugares para fotografar e que no caminho devem passar por pelo menos quatro cemitérios.
“Em conversa com um amigo ele perguntou se iríamos passar por Nazca e perguntei o que havia de bom na cidade e ele falou “plator de Nazca, portão dos deuses e o cemitério pré-Inca”, quando falou cemitério decidimos que iríamos até lá. Adoro cemitérios, são um lugar mágico que carregam muita história e rendem fotografias maravilhosas”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário