MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Precisa trocar peças do carro? Cortar itens do orçamento pode sair caro



Quando levamos o carro ao mecânico e recebemos um orçamento maior do que o esperado, muitas vezes, deixamos de trocar parte das peças sugeridas para diminuir o tamanho da conta. O problema é que algumas peças, apesar de aparentemente não apresentarem defeito, podem nos fazer voltar diversas vezes à oficina. Alguns itens não podem ser substituídos isoladamente. Saiba quais são:

Platô, disco e atuador devem ser substituídos em conjuntoPlatô, disco e atuador
As três peças (ao lado) que compõe o conjunto da embreagem são o primeiro exemplo. Quando ocorre barulho, desgaste ou vazamento de óleo, você terá que substituir as três. O motivo principal é que elas trabalham em conjunto e, quando uma se desgasta, a probabilidade de as outras duas estarem no fim de sua vida útil é muito grande, principalmente, se seu carro já possui mais de 50 mil km. Além disso, a mão de obra envolvida para fazer a substituição é grande, portanto, não vale a pena tentar economizar substituindo apenas a peça defeituosa.

Cilindro de roda do freio traseiro
Quando ocorre o vazamento do óleo de freio, é importante verificar se as lonas do freio traseiro (as partes que fazem atrito com tambores de freio para travar o carro; assista ao vídeo acima) não ficaram umedecidas com o vazamento. Caso isso tenha ocorrido, será necessário substituir também o conjunto de lonas. Além dele, se seu carro possui mais de 40 mil km, é melhor substituir o cilindro da outra roda que ainda não vazou. As estatísticas mostram que, quando um cilindro vaza óleo, o seu parceiro da outra roda em breve vazará também. O freio é um item importante para a segurança e o preço de um cilindro de roda, que é muito baixo, não justifica o risco.

Mangueira de águaPeças que controlam a temperatura
O superaquecimento do motor é um problema clássico que causa várias idas à oficina. Quando seu motor superaquece, por falta de água, por defeito da válvula termostática (um regulador que evita que o motor atinja temperaturas muito altas) ou ainda pelo não funcionamento da ventoinha (que acelera a passagem do ar pelo radiador), diversas peças sofrem com as altas temperaturas e acabam tendo reduzida drasticamente a sua vida útil. Portanto, além das peças causadoras do problema, é importante substituir mangueiras inchadas ou ressecadas (foto ao lado), sensores de temperatura, tampa do reservatório de expansão e a própria válvula termostática, mesmo que ela não tenha sido a causa principal do superaquecimento.

Esticador da correia dentada
Peças que duram 50 mil km devem ser substituídas mesmo que aparentemente estejam em boas condições. Se falhar o esticador da correia dentada, que a mantém movendo-se em um ritmo constante, seu motor poderá travar e o seu bolso irá gritar. Além do esticador, aproveite para substituir a correia de serviços, que é responsável pelo acionamento e funcionamento de diversos itens do motor, como bomba d’água e alternador, conhecida também como Poly V, ou para os carros sem direção hidráulica e ar-condicionado, a famosa correia do alternador.

Pneus e amortecedores
A troca desses itens deve ser feita em pares ou de todo o conjunto. A substituição individual pode colocá-lo em uma situação insegura, principalmente em altas velocidades. O veículo ficará instável quando os amortecedores trabalham com ações diferentes. E eles devem ser substituídos juntamente com batentes novos. Já os pneus novos não podem dispensar o balanceamento.

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