MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de novembro de 2014

Piscicultores sofrem com prejuízos da estiagem em Santa Inês, no MA

Piscicultores reclamam dos prejuízos com criações e açudes.
Período de seca está afetando várias regiões do Maranhão.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
Estiagem que castiga várias regiões do estado chega ao Vale do Pindaré. Um dos setores produtivos que mais precisam de água é a piscicultura, mas com a falta de chuva e água estocada, a produção está sendo prejudicada.
“Não temos água suficiente no açude para que a gente possa passar a rede, então a gente tem que pegar tudo com a tarrafa esses peixes que agora estão ficando todos pequenininhos que não tem porte para vender”, lamenta o piscicultor de Santa Inês, Serafim dos Santos.
No único açude da propriedade, a água está tão rasa que é possível pegar o peixe com a mão. A situação afeta, principalmente, os pequenos piscicultores que dependem das chuvas e não possuem poços artesianos. Nesse período, eles só estão tendo prejuízos.
“Prejuízo total. Esse tempo está sendo 80% de prejuízo para nós. Já chegamos a vender por três reais o peixe que vale dez reais o quilo, porque o peixe não chegou ao tamanho certo porque não teve água”, explica o piscicultor.
Dona Maria Odete conta que fazia planos para se tornar piscicultora, mas que a estiagem promoveu uma mudança de planos. “Eu até estava com planos de fazer um açude, mas pelo o que eu estou vendo, com o prejuízo que eles estão tomando aqui, eu vou continuar é criando meus frangos, como eu sempre criei e vender minhas verduras que é muito melhor do que lutar com açude”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário