Brena Karla, 18, mora em Alagoas, mas seguiu horário de Brasília.
Portões fecharam às 12h nos estados que não seguem o horário de verão.
Brena
Karla levou filha de sete meses para fazer o Enem, mas confundiu
horário de verão e chegou atrasada (Foto: Jonathan Lins/G1)
A estudante Brena Karla Raimundo Carlos de Albuquerque, de 18 anos,
confundiu o horário de verão, chegou atrasada ao local onde faria as
provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e não pôde entrar. Ela
achou que achou que o fechamento dos portões em Alagoas também seria às
13h, como em Brasília, mas o estado não aderiu ao horário de verão e os
portões foram fechados ao meio-dia.
Portões são fechados para as provas do Enem
em Maceió (Foto: Roberta Cólen/G1)
"Ano passado eu fiz essa prova, só que eu cheguei ao meio-dia e,
realmente, fechou a uma hora da tarde. Pensei que dessa vez ia ser do
mesmo jeito. Tiveram umas pessoas que me falaram que esse ano seria às
11h [a abertura dos portões], mas achei que era meio-dia. Quando eu
cheguei aqui, soube que foi às 11h mesmo e fecharam ao meio-dia [os
portões].em Maceió (Foto: Roberta Cólen/G1)
Brena levou a filha Sofia, de sete meses, e a irmã para fazer a prova. O objetivo era deixar o bebê com a irmã enquanto fazia o exame e sair nos intervalos entre uma prova e outra para amamentar.
"Eu iria deixá-la com a minha irmã e fazer a prova, quando houvesse os intervalos para amamentar, eu ia sair para amamentá-la ela e depois voltava", lamentou ao afirmar que já não haveria mais necessidade de deixar a filha.
A aplicação das provas do Enem acontece neste sábado (8) e no domingo (9) em todo o Brasil. Em Alagoas, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 147.811 estudantes estão inscritos para fazer as provas neste ano, um aumento de 20,79% em relação a 2013.
O estado tem 356 locais de prova, sendo 124 na capital, Maceió. Os portões foram abertos às 11h e fecharam ao meio-dia, pela hora local (13h de Brasília).
Neste sábado, primeiro dia de Enem, os estudantes terão 4h30 para responder a 90 questões objetivas divididas entre as provas de ciências humanas e ciências da natureza.
O segundo dia de provas, domingo, terá uma hora a mais de duração. Os candidatos terão 5h30 para responder 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, outras 45 questões de matemática e mais a prova de redação.
Os estudantes que seguem princípios religiosos em que o sábado deve ser guardado, os chamados sabatistas, solicitaram atendimento especial e devem chegar ao local de prova no mesmo horário dos outros alunos. Eles ficarão reclusos até as 19h de Brasília para iniciar as provas.
A coordenadora do Enem em Alagoas, Maria do Rosário Aguiar, dá algumas recomendações para quem vai fazer o exame neste fim de semana. "É indicado que os candidatos procurem chegar uma hora antes da prova para reconhecer o local e evitar atrasos. Devem usar somente caneta esfereográfica de tinta preta, feita com material transparente, e também levar documento de identificação válido. É importante lembrar que não se pode utilizar aparelhos eletrônicos durante a prova, pois é critério de eliminação", alerta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário