MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

OAB recomenda que cinema de Rio Branco ofereça filmes legendados


Medida visa garantir direito para deficientes auditivos.
Recomendação foi feita pela Comissão de Defesa do Consumidor da OAB.

Bilheteria do cinema - Via Verde Shopping 1 (Foto: Duaine Rodrigues/G1)Cine Araújo enviou a solicitação para a matriz,
em São Paulo (Foto: Duaine Rodrigues/G1)
A Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre (OAB/AC) recomendou que o único cinema do estado, o Cine Araújo, localizado no Via Verde Shopping, garanta a acessibilidade dos deficientes auditivos às sessões.
De acordo com Andrias Sarkis, coordenador de fiscalização da comissão, a acessibilidade é um direito que deve ser garantido e a forma mais comum é o uso de legendas em pelo menos uma sessão de cada filme ofertado.
"A única forma de um deficiente auditivo ter acesso ao cinema é por meio de sinais, que acontece em alguns estados do Brasil, mas em outros estados opta-se pelos filmes legendados. No Acre, nossa realidade é específica, não existe condição de colocar um tradutor em tempo real, então, a única opção seria essa", afirma Sarkis.
Tecnicamente, os filmes nacionais também  deveriam disponibilizar uma sessão legendada, porém, segundo Sarkis, isso não é possível devido às produtoras.  "Eles alegam que em geral não tem a disponibilidade pela produtora. Infelizmente, isso tem que ser acatado e a ação tem que se dar com a produtora do filme", afirma.
O coordenador afirma ainda que a acessibilidade do cinema é a mínima. "O cinema dá acesso para deficientes físicos, mas não está se preocupando da mesma forma com outros tipos de deficiência, como a visual e auditiva", diz.
Procurado pelo G1, o Cine Araújo em Rio Branco, informou que a recomendação foi enviada para a matriz, em São Paulo, e está esperando o posicionamento da empresa sobre o assunto
G1 AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário