MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Município quer fortalecer políticas públicas de Cultura em Macapá


Movimentos querem colocar em prática Lei do Sistema de Cultura.
Propostas serão apresentadas na conferência estadual do setor.

Flávia Dias Do G1 AP

Artistas e movimentos culturais buscam implementação de sistema de cultura (Foto: Flávia Dias/G1)Movimentos culturais e artistas buscam
implementação de SMC (Foto: Graziela Miranda/G1)
Artistas amapaenses participaram na tarde desta quarta-feira (11), do Fórum Municipal de Cultura. Na ocasião, foram discutidos pontos para colocar em prática a Lei do Sistema Municipal de Cultura (SMC). A ação visa fomentar políticas públicas para o setor.

No projeto de lei de criação do SMC estão as reivindicações feitas pelos 441 artistas  e representantes de movimentos culturais, que participaram da Conferência Municipal de Cultura, realizada em agosto de 2013.

A curadora do Centro Cultural Franco Amapaense, Maria Pinho Gemaque, diz que participou do evento para acompanhar de perto os pontos colocados na Lei. "Só nós, enquanto produtores, que sabemos as nossas reais dificuldades", frisou.  
Coordenador do Fórum Municipal de Cultura, Rildo Ferreira (Foto: Flávia Dias/G1)Coordenador do Fórum Municipal de Cultura,
Rildo Ferreira (Foto: Flávia Dias/G1)
De acordo com o representante da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Rildo Ferreira, os sistemas são criados para que o município possa trabalhar, com mais facilidade, na captação de recursos para o setor. "Por isso é necessário que estejam implementados o Conselho Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura, Sistema de Financiamento e Indicadores Nacionais", pontuou.

Para a delegada de artes visuais, eleita durante a conferência municipal, Tarcila Perez, a atitude é vista de forma positiva pelos artistas. "A comissão do Sistema Nacional de Cultura nos disse que nenhum projeto no Amapá era aprovado, por falta de organização do sistema", lembrou. Segundo ela, os demais municípios estão se organizando para a criação dos sistemas. "Vejo essa preocupação no Conselho Estadual de Cultura", complementou.

As decisões para o SMC serão apresentadas na Conferência Estadual de Cultura, que será realizada nos dias 13 e 14 de setembro, e encaminhadas a Brasília, para a conferência nacional do setor. Com a regulamentação dos sistemas municipais e estadual, o governo federal fará repasses diretamente ao fundo de cultura de cada município.

"Se tivermos uma política consolidada tanto no âmbito municipal, quanto no estadual, nós vamos crescer muito na área cultural", concluiu a curadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário