G1 PE
por Ana Clara Marinho |
Nesta quinta (12), chegou ao Porto de Santo Antônio o navio Ilha Fernando de Noronha.
A embarcação transportou do Recife para o arquipélago 35 mil litros de
gasolina, 20 mil litros de óleo diesel para veículos e barcos, além de
outros 120 mil litros de diesel para alimentar a usina de energia
elétrica Tubarão. A embarcação pertence à empresa Agemar, que contratou o
segundo oficial Lourenço dos Santos para comandar o cargueiro,
atendendo as determinações da Capitania dos Portos. “Eu trabalhava em
Sergipe, em uma empresa que dava apoio as plataformas de petróleo, fui
afastado, recebi este convite e aceitei”, afirmou o comandante.
Por enquanto ele está recebendo
orientações de ex-comandante, Jailson dos Santos Santiago, que navega
para Noronha há 11 anos e está impedido de comandar a embarcação por
conta da determinação da Marinha que está em vigor de o último 29 de
agosto, exigindo uma série de cursos para os mestres de cabotagem que
operam na linha Recife-Noronha. “É uma situação complicada. Eu tenho
sorte porque a empresa que eu trabalho está disposta a bancar os custos
para eu me qualificar, mas outros comandantes podem não ter este suporte
e ficarão desempregados”, diz Jailson.
Arlindo Soares, gerente operacional da
Agemar, informou que a mudança de comandante aumenta os custos em 100%.
“Nós pagamos salários diferenciados, o comandante antigo recebia um
salário em torno de R$ 7.000,00, um novo profissional com as
qualificações exigidas pela Capitania dos Portos custa, pelo menor R$
15.000,00”, revelou. Arlindo Soares acredita que uma consequência na
mudança é uma elevação no valor do frete. “Provavelmente esses custos
extras devem ser repassados para o valor do frete”, disse.
Moacir Luna, dono de três embarcações de
carga e de um supermercado, também considera que o valor do frete deve
subir. “Não temos como absorver este custo adicional, o valor do frete
deve subir”, contou Luna. José Maria Sultanum, dono de uma embarcação de
carga e de um supermercado é outro que avalia que a conta vai acabar
sendo repassada para o consumidor. “E preciso avaliar que além do valor
do salário da tripulação, sobem também os custos com os encargos
trabalhistas, é a conta é alta”, explicou. “Eu acredito que um
comandante deve custar aos donos de embarcação em torno de R$
25.000,00”, disse Sultanum. Atualmente o frete cobrado varia entre
R$1,50 e R$ 1,80 o quilo. Ainda não há previsão qual percentual que este
valor pode subir.
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