MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nova variedade de mandioca agrada produtores do interior de São Paulo


A "mandioca 90" foi desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Campinas.
Além da alta produtividade, a raiz tem alcançando bons preços no mercado.

Do Globo Rural

O agricultor Carlos Alberto Mantovani nem colheu a safra de mandioca deste ano e já está plantando mais 120 hectares na terra ao lado.
O investimento chega a R$ 320 mil, que deve render o dobro na hora da comercialização. “A expectativa é muito boa, porque a gente teve um ano sem excesso de chuva. Essa variedade que estamos plantando vai ser de ótima produção”, diz.
A cultura da mandioca ficou ainda mais interessante depois que os produtores da região de Tupã descobriram uma nova variedade da planta, que aumenta a produtividade em, pelo menos, um quilo por pé.
A variedade é conhecida como geração 90 e tem feito milagre no campo. Além de maior produtividade, a raiz armazena cerca de 200 gramas a mais de amido por quilo de mandioca. “Ela veio para ajudar o agricultor com uma boa renda. Tem alto índice de amido em relação às demais, tem certa resistência a varias doenças e adaptou-se bem ao nosso clima”, explica Jorge Gonçalves, agrônomo.
A região de Tupã é a terceira maior produtora de mandioca do estado de São Paulo. Mais de 96 mil toneladas da raiz saem da região, todos os anos. Grande parte da produção é destinada às indústrias de fécula e farinha.
Uma empresa na cidade de Arco Íris transforma a mandioca em produto útil não só para a cozinha, mas também para o setor têxtil e farmacêutico. A procura é tão grande que a capacidade de produção deve dobrar até o fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário