MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Encontro em Manaus define 'Carta da Amazônia' para a Rio+20


Serão discutidas reivindicações da região que serão levadas à Rio+20.
No caso do Amazonas, o foco deverá ser o 'homem da floresta'.

Do G1 AM

Encontro conta com a presença de líderes governamentais, autoridades locais, regionais, federais e sociedade civil (Foto: Alex Pazuello/Agecom)Encontro conta com a presença de líderes governamentais, autoridades locais, regionais, federais e sociedade civil (Foto: Alex Pazuello/Agecom)
Autoridades dos nove estados da Amazônia Brasileira se reúnem em Manaus até a sexta-feira (1º), no Tropical Hotel, para definir e aprovar a "Carta da Amazônia" para a conferência Rio+20, que acontece no dia 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O documento, que começou a ser construído em março, receberá as últimas contribuições para então ser entregue à presidenta Dilma Rousseff.
No “Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio +20” serão discutidos as reivindicações amazônicas que serão levadas à conferência. Roraima, por exemplo, que tem o maior território indígena demarcado no Brasil, pretende buscar mecanismos para auxiliar o desenvolvimento dessa população, sem que se percam as raízes e tradições, segundo explicou o secretário Estadual do Índio de Roraima, Hiperion Oliveira.

No caso do Amazonas, o foco deverá ser o homem da floresta, que mantém a floresta em pé, mas ainda sofre a ação da natureza. De acordo com o Governo, faltam políticas públicas para preparar as cidades para catástrofes como a cheia histórica, que ocorre no Rio Negro.

“Temos capacidade para que, num encontro como esse, se tirem propostas para que o Brasil enxergue com outros olhos a nossa região e coloque em primeiro lugar o homem e a mulher que vivem na Amazônia. O que queremos são decisões práticas, são benefícios para o povo que habita e preserva a floresta, a mantendo de pé, prestando serviços ambientais para o Brasil e o mundo”. afirmou o governador Omar Aziz.
Na sexta-feira, quando o evento encerrar, os governadores deverão se reunir para discutir as propostas analisadas durante "Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário