MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Campanha contra a febre aftosa começa nesta sexta-feira (1º)


Maranhão tentará alcançar certificação de território livre da doença.
Ao todo, estado possui um rebanho com 7,2 mi entre bovinos e bubalinos.

Do G1 MA

Campanha deste ano pretende superar vacinação de 97% do rebanho (Foto: Divulgação)Campanha deste ano pretende superar vacinação
de 97% do rebanho (Foto: Divulgação)
Começa nesta sexta-feira (1º) a primeira parte da campanha 2012 para a erradicação da febre aftosa em solo maranhense. O objetivo, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), é manter a meta alcançada nos últimos três anos, quando 97% do rebanho local foi vacinado. Caso isto aconteça, o estado passará a ser certificado como livre da doença, com vacinação.
Atualmente o Maranhão possui um rebanho estimado de 7,2 milhão entre bovinos e bubalinos, distribuídos em 89 mil propriedades rurais. Destas, 350 foram selecionadas para que participem do chamado inquérito epidemiológico. Ou seja, durante a primeira parte da campanha, os animais destas propriedades não receberam a vacina, comprovando assim a inexistência do vírus no Estado. Os demais serão vacinados regularmente.
“Esse acompanhamento é feito por nossos técnicos a cada 15 dias. Mas os resultados dos últimos anos são extremamente positivos porque o Ministério da Agricultura exige uma cobertura de 90% do rebanho e nós temos alcançado índices de 97%”, afirmou o diretor-geral da Aged, Fernando Lima.
Hoje, o estado está inserido na categoria de risco médio, mas prestes a ser declarado como zona livre da doença, caso mantenha os índices registrados nos últimos três anos. “Estamos na última etapa para alcançarmos essa condição e os criadores estão cientes da importância da campanha. Assim que recebermos essa certificação, nossos animais poderão participar das grandes exposições que acontecem no país e comercializar produtos com os grandes centros”, completou Lima.
Somando todos os estados, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) espera que 158,8 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta primeira fase. Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Marques, mais importante do que superar o índice de cobertura vacinal alcançado na mesma etapa em 2011 (97,4%) é o comprometimento dos produtores na aplicação das doses e na declaração da vacinação.
Mearim
Na região do Médio Mearim, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e o diretor-geral da Aged irão lançar oficialmente a campanha na manhã deste sábado (2), no município de Bacabal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário