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sábado, 27 de setembro de 2025

RCS chega ao iOS 26 no Brasil: uma nova forma de engajar clientes

 


Operadora Vivo é a primeira empresa da América Latina a disponibilizá-lo para usuários de iPhone

A mais recente atualização do sistema operacional da Apple, o iOS 26, trouxe uma novidade importante para as empresas brasileiras: o RCS for Business, que já está disponível para clientes da Vivo que utilizam iPhones.

O RCS (Rich Communication Services) é um padrão de mensageria desenvolvido pela GSMA e impulsionado pelo Google, que eleva a experiência de comunicação para outro nível. Se antes as mensagens se limitavam a texto simples, agora as marcas podem conversar com seus clientes por meio de conteúdo multimídia: imagens, carrosséis interativos, botões de ação, vídeos e, até mesmo, autenticação com selo de verificação da marca, tudo para enriquecer a experiência do consumidor.

A Vivo é a primeira empresa da América Latina a disponibilizá-lo para usuários de iPhone. Até então, apenas quem tinha Android podia acessar o recurso. “Com o RCS no iPhone, a operadora amplia as possibilidades de engajamento das marcas e aprimora a experiência dos consumidores, levando aos aplicativos nativos do celular uma comunicação mais rica, interativa e segura. Essa evolução reforça nosso papel em apoiar negócios na criação de experiências digitais inovadoras, que conectam clientes e empresas de forma mais relevante e eficaz”, afirma Leonardo Silva, Head de B2B Messaging CPaaS e Network APIs da Vivo.

Para apoiar a adoção, a Pontaltech — empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel e parceiro estratégico do Google no Brasil — reforça sua parceria com a Vivo, oferecendo soluções e suporte ao mercado. “A chegada deste protocolo aos usuários de iOS foi uma grande novidade para o mercado, ampliando a possibilidade de usufruto de seus recursos em um público ainda mais amplo. Agora, com sua disponibilidade oficializada pela Vivo, conseguiremos alavancar ainda mais o suporte para uma comunicação personalizada e enriquecedora”, destaca Carlos Secron, CEO da Pontaltech.

Com a integração formalizada, os clientes passam a ter muito mais segurança, já que apenas empresas verificadas podem enviar mensagens — todas, com selo de autenticidade e logo da marca. Para Kaio Marin, Head de GTM do RCS for Business no Brasil, esse movimento indica um amadurecimento importante do setor. “O número de brasileiros com o RCS ativo tem crescido rapidamente. Na mesma proporção, vemos um aumento do interesse e uma adoção acelerada por empresas de diversos segmentos, o que mostra como o mercado vem buscando, cada vez mais, diversificar suas estratégias de comunicação, com foco no cliente”, ressalta.

O RCS já conta com mais de 135 milhões de telefones ativos atualmente e, com a Apple, certamente crescerá mais ainda. Expectativa que, para a Pontaltech, é mais um marco de evolução. “Como parceiros do Google, sempre nos mantemos atualizados e unindo esforços para disseminar, cada vez mais, o RCS ao mercado. Sua chegada à Apple amplia a quantidade de pessoas que podem ter uma experiência ainda melhor na comunicação com suas marcas e, quanto a nós, estaremos preparados para atender e conduzir esse processo com máxima eficácia”, finaliza Secron.

Sobre a Pontaltech:

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, WhatsApp, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.



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Nathália Bellintani


Tel: +55 (11) 9848-4042
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