
05/10 - Dia do Empreendedor - Empreender sem idade: dos 34 aos 79 anos, fundadores mostram que não há padrão para se destacar no mercado

Empresários de diferentes perfis compartilham seis dicas e aprendizados da carreira
Com destaque para as faixas etárias de 35 a 44 anos e 55 a 64, segundo o Monitor Global de Empreendedorismo 2024, os mais de 47 milhões de empresários brasileiros mostram que não há idade certa para começar a empreender. De acordo com o Sebrae, no último ano, foram inaugurados 4.158.122 negócios no país, enquanto 854.150 encerraram suas atividades. O saldo positivo, no entanto, pede atenção aos desafios, já que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registra fechamento de 50% de Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs) nos 5 primeiros anos de funcionamento. Com esse cenário, empreender pode se tornar uma jornada de experiências com conquistas e superações para manter o negócio de pé. Para compartilhar dicas e aprendizados para quem quer empreender, independente da idade, conheça abaixo seis empresários de diferentes idades que revelam segredos da carreira até conquistarem o sucesso:
![]() |
Coragem e atitude “Eu não queria ficar preso a uma escala de trabalho por anos. Empreender foi minha chance de ser criativo”, afirma Diego Dutra, 38 anos, fundador do JAH Açaí, Sorvetes e Picolés. Natural de Conselheiro Lafaiete (MG), em 2009 era funcionário de uma mineradora e decidiu, aos 22 anos, empreender para tomar a frente da própria história profissional. Foi no açaí que o jovem identificou uma oportunidade de levar algo diferente, à época, para o interior de Minas Gerais. Em pouco tempo, chegou ao patamar de três lojas próprias com a marca, momento no qual rompeu com a empresa onde ainda trabalhava para dedicar-se integralmente ao JAH. Hoje, é Head de Expansão de uma das maiores marcas de açaí do mundo, com 180 unidades entre Brasil e exterior. Para ele, o maior aprendizado a deixar é ter coragem de inovar. “Se eu não tivesse começado naquele momento, com aquela força de vontade, não teria transformado a minha vida, nem de tantos outros através do JAH”, finaliza o empresário. Para 2025, a rede estima faturar R$ 180 milhões.
|
|
Explorar insights “O
negócio começou com um teste na minha própria festa de aniversário, para
o qual eu comprei 30 pratos, 30 copos e 30 talheres”, lembra Arnaldo Di
Blasi, 43 anos, fundador e CEO da Di Blasi Pizzas
|
![]() |
![]() |
Foco em inovação “Queria levar experiências gastronômicas para dentro da casa das pessoas”, afirma Amauri Sales de Melo, de 35 anos, sócio-fundador do Grupo HSH Quando se
trata de empreender com sucesso, é fundamental ter foco constante em
inovação. Essa foi a ideia de Amauri Sales de Melo, que ao retornar de
uma jornada de estudos na Europa, aos 26 anos, deixou a carreira
acadêmica e inovou ao abrir uma das primeiras franquias dark kitchens de
João Pessoa (PB). Com essa mente focada em inovar, surge em 2016 a Home
Sushi Home, delivery de comida asiática, que integra o Grupo HSH,
rede especializada em culinária asiática e havaiana. O empresário
entendeu que esse modelo de negócio era uma nova janela no mercado e
estudou o setor para empreender. “Existia
delivery de sushi na cidade, mas não com qualidade, embalagem bacana.
Até que criamos nossa marca, alinhado a uma experiência gastronômica que
leve sabor e tecnologia para o consumidor”, detalha. Com
o tempo, a rede ampliou o portfólio com mais duas marcas e conquistou
mais de 10 estados e a previsão de faturar R$ 61 milhões até o fim do
ano.
|
|
Preencher lacunas no mercado “Resolvi empreender com um cardápio saudável que eu buscava comer e não encontrava”, afirma Camila Miglhorini, de 42 anos, fundadora e CEO da Mr. Fit Empreender é um desafio, principalmente em um nicho no qual não existem muitas opções. Esse foi o caso da Camila Miglhorini, de 42 anos, a fundadora e CEO da Mr. Fit, rede pioneira de fast-food saudável no Brasil. Em 2011, aos 28 anos, a empreendedora deixou o mundo corporativo com o propósito de levar a alimentação saudável para outro patamar. Com dificuldades de encontrar pratos fitness, ela mesma decidiu solucionar essa lacuna no mercado. Para isso, vendeu o carro e juntou economias para iniciar a rede. “Mesmo com pouco recurso financeiro, sabia que a ideia de trazer uma alimentação prática e que agradasse os paladares daria certo. Pela demanda desses pratos do dia a dia de um jeito fácil, saboroso e saudável”. Desta forma, a rede conta com 900 unidades, no Brasil e no mundo, com um modelo de negócio enxuto, que oferece diversas opções, inclusive com refeições ultracongeladas. Para 2025, a rede prevê alcançar o faturamento de R$ 240 milhões.
|
![]() |
![]() |
Aprendizado constante “Não podemos nos acomodar, sempre há algo novo a construir”, diz Antônio Augusto Ribeiro de Souza, 61, CEO da Antaris Foods Brands Franchising. Aos 61 anos, Antônio Augusto Ribeiro de Souza prova que empreender é se atualizar. Engenheiro de Produção, logo após formar-se na faculdade trabalhou com comércio de grãos e abriu a própria empresa na área. Conheceu o franchising de alimentação ao entrar na maior rede de fast food do mundo e tornar-se multifranqueado, com 20 lojas, nos anos 1990. Após desligar-se da franquia, foi aos EUA buscar nova marca para trazer ao país e tornou-se master franqueado do Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientadas na década de 50. Já em 2020, aos 55 anos, fundou a holding Antaris Foods Brands Franchising, para unir suas outras marcas de gastronomia, como a Boulangerie Carioca, pâtisserie inspirada no estilo francês, e a Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano. “Abrir minhas empresas foi só o primeiro passo. Importante é continuar estudando o mercado e se atualizando em estratégia, logística e tecnologia para entregar uma experiência ainda melhor ao público”.
|
|
Calma e resiliência “A
maturidade nos dá o benefício de toda a experiência de vida e por isso,
as pessoas mais velhas trazem consigo uma riqueza de conhecimento e
sabedoria que gera mais tranquilidade para alcançar os resultados”,
afirma Sônia Ramos, 79 anos, fundadora da Casa de Bolos
|
![]() |
Imagens relacionadas
Diego Dutra, fundador e diretor de expansão do JAH Divulgação baixar em alta resolução |
Sônia Ramos - Fundadora da Casa de Bolos Tabata Barbosa baixar em alta resolução |
Arnaldo Di Blasi - CEO e fundador da Di Blasi Pizzas Berg Silva baixar em alta resolução |
Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO Antaris Franchising Divulgação baixar em alta resolução |
Camila Migliorini - Fundadora e CEO da Mr. Fit baixar em alta resolução |
Amauri Sales de Melo - Sócio fundador e CEO do Grupo HSH Wagner Caiafo baixar em alta resolução |
Divulgação baixar em alta resolução |
![]() |
Fernanda Genovez Assessora de Imprensa |
fegenovez@markable.com.br
(11) 9 |














Nenhum comentário:
Postar um comentário