Medida vai ao encontro do protocolo Stir/Shaken estabelecido pela Anatel
Todo mês, cerca de 20 bilhões de ligações são feitas no Brasil, segundo dados da Anatel. Dessas, metade é realizada por robôs programados para ligarem, gerando enorme insatisfação pela população. Reverter esse cenário pode parecer uma missão impossível, mas há uma luz no fim do túnel.
A Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel, acaba de aderir ao Origem Verificada, sistema da Anatel destinado a aumentar a segurança e transparência em chamadas telefônicas, através do Stir/Shaken, serviço de autenticação por trás desse sistema. A medida vai ao encontro das novas regras anunciadas pela Agência quanto à identificação das ligações de telemarketing.
O despacho, reverberado no começo de agosto, determina que empresas que fazem mais de 500 mil chamadas por mês serão obrigadas a adotar essa ferramenta que verifica a origem da ligação, confirmando se quem está ligando é realmente quem diz ser. Na prática, ligações com o famoso prefixo 0303 não serão mais completadas, combatendo essas importunações às pessoas. Caso seja oficializado, o prazo de adequação é de 90 dias.
Para Leonardo Coelho, Head of Products & Operations na Pontaltech, a medida corrobora com a série de iniciativas que a empresa já vinha seguindo nesse mesmo sentido. “Ligações indesejadas só danificam a experiência do consumidor, além de diminuir a taxa de atendimento à chamadas não identificadas. Pensando nisso, lançamos, em 2024, um serviço de verificação cadastral, na intenção de elevar a assertividade na comunicação das empresas com seus clientes. Agora, o anúncio da Anatel é um reforço de que estamos no caminho certo, na certeza de que intensificaremos cada vez mais essas ações”, destaca.
Ao proteger os usuários contra chamadas fraudulentas e não aderentes a seus perfis e necessidades, essa autenticação telefônica não só reduz a quantidade de recusas de ligações – elevando, consequentemente, a taxa de conectividade – como também melhora a imagem e reputação da empresa, se mostrando como uma marca que, além de garantir o cumprimento legal, também se preocupa em oferecer a melhor experiência a seus consumidores.
O ideal, para elevar ainda mais essa segurança e eficácia nas comunicações, é contar com o apoio de uma empresa especializada nessa conformidade. “Estamos preparados para orientar cada negócio nessa adequação, além de também terem a possibilidade de conciliar essa estratégia com nossos agentes de voz tecnologicamente sofisticados e personalizados no atendimento às necessidades de cada pessoa, construindo um processo bem mais saudável e enriquecido para todos”, complementa Coelho.
Essas novas regras, segundo o Head, não devem ser encaradas apenas como mais uma burocracia que trará dor de cabeça. “Sua adequação pode ser conduzida de forma simplificada ao lado de especialistas qualificados no ramo, reforçando a imagem da marca no mercado e uma experiência bem mais satisfatória a todos”, finaliza.
Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, VoiceBot, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.
Imagens relacionadas
baixar em alta resolução |
|
Nathália Bellintani Tel: +55 (11) 9848-4042 Email: nathalia@informamidia.com.br www.informamidia.com.br |

Nenhum comentário:
Postar um comentário