MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de setembro de 2025

Com a ferramenta, empresa reduziu em 96% o tempo das operações da área de gestão de orçamento

 



Com a ferramenta, empresa reduziu em 96% o tempo das operações da área de gestão de orçamento  

Produzir produtos de qualidade que estejam na mesa dos brasileiros. Esse é o propósito da M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos. A empresa, visando obter mais agilidade e ganho de eficiência nas operações, implementou o SAP Analytics Cloud (SAC), solução que reúne funções analíticas e de planejamento em uma única plataforma na nuvem. O projeto foi realizado pela SolvePlan.

Fundada em 1953, a M. Dias Branco já soma mais de sete décadas no mercado. A companhia iniciou suas operações como uma padaria no Ceará e, hoje, conta com mais de 17 mil funcionários divididos nas suas 21 unidades distribuídas por quase todo o território brasileiro. A indústria, que detém marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil.

O crescimento da empresa ao longo dos anos é notável. No entanto, a organização passou a enfrentar problemas de obsolescência na ferramenta que já utilizava há 10 anos de forma local. O fato de a solução não ter integrada o processo orçamentário levava a companhia a fazer o controle e consolidação por meio de planilhas. Na prática, isso gerava perda de tempo nos processamentos, bem como inflexibilidade na construção de cenários e cálculos.

Diante disso, a empresa decidiu ir atrás de uma ferramenta que suportasse as operações e desse condições de simular cenários. Assim, concluiu que o SAC seria a escolha certa, como explica Sara Moura, coordenadora de orçamento da M. Dias Branco. “Atualmente, o mercado muda a todo instante. É crucial ter recursos que apoiem na previsibilidade e controle das operações. O SAP Analytics Cloud veio ao encontro do que precisávamos e, dado o momento de transição de sistemas que estávamos atravessando, a solução teve total aderência”, diz.

A M. Dias Branco lançou o desafio de executar o projeto de implementação em curto prazo. A meta foi aceita pela SolvePlan. “A contratação da ferramenta coincidiu com o da finalização da nossa implementação do SAP S/4HANA. Dessa forma, estipulamos um prazo e as fases para execução do projeto. A SolvePlan, desde o início, compreendeu a nossa demanda e se entregou em cada etapa de acordo com o tempo estipulado, algo que foi crucial para nos dar confiança e conquistar resultados satisfatórios”, conta Sara.

Para Alexandre Kuntgen, Partner da SolvePlan, o projeto da M. Dias Branco, embora desafiador devido ao período estipulado, se tornou uma excelente demonstração da importância da gestão de dados, independentemente do segmento de atuação. “A indústria alimentícia, assim como outros setores, possui normas e regulamentações que precisam ser seguidas. Na prática, isso não dá margem para erros ou retrabalhos. Nesse sentido, executamos o projeto da M. Dias Branco levando em conta suas demandas, proporcionando uma jornada enriquecedora”, pontua.

Após a implementação do SAC, a M. Dias Branco obteve ganhos significativos, entre eles a redução de 96% do tempo na execução dos módulos que já tinha implementado e a folha orçamentária. Antes, o RH da companhia levava cerca de 12 horas para consolidar e processar os dados. Hoje esse processo é de apenas  25 minutos.

Com as atividades do presente em dia, a companhia tem altas metas para o futuro. Com os processos estruturados dentro do SAP Analytics Cloud, a empresa almeja expandir o uso da ferramenta para melhores visualizações, análises e simulações de cenários. “Para nós, o SAC representa inovação e superação. Estamos felizes com o que conquistamos até aqui, na certeza de que iremos avançar ainda mais”, finaliza a coordenadora de orçamento da M. Dias Branco.

Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países. Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e LasAcacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Sobre a SolvePlan
Fundada em 2012, a SolvePlan é especializada em soluções para planejamento orçamentário, consolidação societária, publicação de resultados e analytics, entregando aos clientes ferramentas que agregam valor aos negócios. A dedicação e o reconhecimento de seus clientes levaram a SolvePlan ao patamar de parceiro Gold SAP, com mais de 200 soluções entregues e 280 mil horas de projetos.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 95457-3500
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário