Transporte de equipamentos eólicos de grande porte chega a Touros a partir desta semana
Comboios transportam pás de 92 metros e outros equipamentos até os parques da SPIC Brasil em Touros (RN), em uma rota que atravessa os estados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Paraíba até chegar ao Rio Grande do Norte

Touros começa e receber esta semana os comboios especiais com equipamentos de grande porte destinados aos parques eólicos Pedra de Amolar e Paraíso Farol, em implantação pela SPIC Brasil no município. A operação logística é realizada pela empresa Santin, especializada em cargas excedentes, e seguirá até dezembro, quando os últimos equipamentos chegarão à cidade.
Devido às dimensões dos componentes, como pás de 92 metros de comprimento e torres que, montadas, superam a altura de muitos prédios, o deslocamento será feito em carretas especiais, com escolta técnica, batedores e acompanhamento das autoridades de trânsito competentes.
Impactos no trânsito
Durante a passagem dos comboios, os veículos vão circular em baixa velocidade e, entre o trevo de entrada de Touros e a entrada dos complexos eólicos – um trecho que compreende cerca de 10km, haverá interdição total da via, uma vez que as carretas precisarão trafegar na contramão. Esses bloqueios serão temporários e programados para durar o menor tempo possível.
Para garantir que toda a população esteja informada, a SPIC Brasil está adotando medidas de comunicação preventiva, como carro de som, envio de mensagens via WhatsApp, distribuição de boletins informativos reforçando orientações gerais e de segurança.
Recomenda-se atenção redobrada aos motoristas e pedestres durante a passagem do comboio. Em relação às orientações voltadas à população durante o transporte de equipamentos de grande porte, estão:
- Respeito à escolta. Os batedores e equipes de apoio são responsáveis por orientar o trânsito e proteger vidas. Suas instruções devem ser seguidas com atenção.
- Nunca passar por baixo da carga. O peso de centenas de toneladas e o balanço natural dos componentes criam uma zona de risco. Assim, é preciso manter uma distância segura em qualquer situação.
- Não furar os bloqueios. As interdições são temporárias e planejadas para durar o mínimo possível. Respeitar os bloqueios evita riscos de colisão com carretas de grande porte.
O Portas Abertas está disponível para esclarecer dúvidas e receber demandas da comunidade. Os moradores de Touros podem acionar os canais de relacionamento pelo telefone 0800 200 0204 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) ou pelo e-mail portasabertas@spicbrasil.com.br.
Visualizar todas as imagens em alta resolução
|
Você está recebendo este email por estar cadastrado nas editorias Notícias das Cidades.
Caso não trabalhe mais com estas editorias, altere aqui seu cadastro ou se este conteúdo não tem relação com estas editorias, reporte aqui. Caso não queira receber mais conteúdos cancele aqui sua inscrição. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário