Em
2024, 4 milhões de pequenos negócios foram criados, indicando busca por
formalização como pontapé inicial para a independência financeira
A
busca por alternativas de renda extra cresce a cada ano, e 31% dos
brasileiros com mais de 16 anos — 51 milhões de pessoas — recorrem a
elas para equilibrar as contas. O percentual sobe para 37% entre os que
recebem apenas um salário mínimo por mês, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o IPEC.
Com
a chegada do inverno, novas oportunidades de aumentar a receita
aparecem para complementar a renda. Seja com a venda de bebidas e
alimentos quentes, roupas apropriadas para o clima mais frio ou soluções
que garantam conforto nos lares, esse é o momento para quem deseja
aproveitar as demandas da época.
“Identificar
as necessidades que surgem com a mudança do clima pode abrir as portas
para empreender. Muita gente tem aproveitado a chance de fazer renda
extra, tanto que o Brasil ganhou 4 milhões de novos pequenos negócios no
ano passado, segundo o Sebrae”, destaca Ana Paula Oliveira, executiva
de negócios da Simplic, fintech de crédito pessoal online.
Oportunidades que “aquecem” o bolso
- Gastronomia sazonal:
venda de sopas e caldos, chocolate e outras bebidas quentes, fondue,
pipoca gourmet, tortas e doces típicos da estação, como quentão sem
álcool e bolo de milho.
- Moda outono/inverno: produção e venda de gorros, cachecóis, meias, pantufas e roupas em tricô ou crochê.
- Produtos aconchegantes para a casa: fabricação e venda de mantas, velas aromáticas e difusores de ambiente.
- Serviços de manutenção e conforto: pequenos reparos, como vedação de janelas, portas e telhados, além da limpeza e manutenção de aquecedores.
- Aulas e oficinas online:
ensinar culinária típica de inverno, costura em tricô ou crochê, ou até
mesmo decoração de interiores para tornar os ambientes mais
aconchegantes.
- Locação de equipamentos sazonais: aluguel de aquecedores, lareiras portáteis, máquinas de chocolate quente ou estruturas para eventos temáticos de inverno.
Cuidados e planejamento
Antes
de investir em um novo negócio, é importante analisar os custos e
projetar o retorno esperado. Testar a aceitação dos produtos ou serviços
antes de começar a produzir em larga escala é uma estratégia
inteligente. Para alcançar ainda mais consumidores, plataformas digitais
e redes sociais são grandes aliadas na divulgação.
No
caso dos e-commerces, além da loja virtual, também vale a pena colocar
os produtos à venda em marketplaces, que podem ajudar a alavancar o
negócio sem grandes investimentos.
“Para
quem já empreende, o inverno também serve para inovar no portfólio.
Adicionar produtos ou serviços sazonais pode atrair novos clientes e
aumentar o faturamento. O importante é planejar, calcular os custos,
precificar corretamente e entender seu público-alvo”, complementa Ana
Sobre a Simplic
Lançada
em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal
100% online do País. Inovadora, a ferramenta utiliza inteligência
artificial, machine learning e big data para analisar dados dos usuários
advindos de mais de 200 variáveis e é capaz de gerar uma resposta em
menos de 3 segundos. Oferece empréstimos entre R$500 e R$3.500, que
podem ser pagos em 3, 6, 9 ou 12 vezes, tudo de forma prática, rápida,
segura e digital. Hoje, analisa mais de 2 milhões de propostas no mês e
já originou 1 bilhão de reais desde o início das operações. Acesse:Link
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