Por Bruna Sullivan
O intuito de toda empresa é sempre crescer e expandir seus negócios. Entretanto, para obter tal ganho, é fundamental estar atento às formas de conduta na hora das negociações. E, para isso, fazer o uso da empatia é um diferencial para fortalecer o relacionamento entre empresas e clientes.
Segundo dados da SuperOffice, para 86% dos compradores, ter uma boa experiência é mais importante que o valor a ser pago pelo que está sendo oferecido. Isso se dá pelo fato de que, em muitas vezes, o consumidor sente falta de uma melhor compreensão e aproximação humanizada por parte da empresa.
Para evitar transmitir essa sensação, a empatia ajuda as empresas na melhor percepção acerca do atual momento. Pois, através desse reconhecimento, é possível identificar se aquela é ou não a melhor hora de abordar o cliente para fazer sua oferta, levando em conta qual é a dor do consumidor a ser solucionada.
Neste aspecto, priorizar o bem-estar do cliente permite a construção de um relacionamento mais efetivo entre ambos. A empresa consegue fortalecer com o consumidor o sentimento de que ele está ali não somente pelo interesse da venda, mas também pelo cuidado em pensar no que será melhor a longo prazo para a parte interessada.
Cabe ressaltar ainda que a empatia não deve ser aplicada somente pela empresa. O cliente também precisa ser empático, dando retorno se deseja continuar um processo de compra ou não, por exemplo. É preciso respeitar o tempo de ambos, buscando gentilezas mútuas.
Muitas vezes, o consumidor se sente envergonhado em dar um retorno negativo por não estar em um momento propício para aceitar a oferta. Essa atitude demonstra a falta de empatia, pois deixa de levar em conta o tempo ali dedicado por parte da empresa para prestar o atendimento solicitado.
A empatia por parte do consumidor é aplicada quando ele se coloca no lugar da empresa, que sempre busca agilidade no atendimento. Desta forma, é demonstrada uma maior transparência, dando assim um reconhecimento no trabalho e dedicação de ambas as partes.
É importante destacar que devemos fazer uso de atitudes empáticas em todos os aspectos no nosso dia a dia – e o mundo dos negócios não fica de fora. Os benefícios conquistados ao desenvolver a prática de se colocar no lugar no outro, gera um relacionamento de comprometimento e fidelização.
A empresa, quando consegue transmitir de forma efetiva sua preocupação e respeito pelo momento do cliente, desperta nele a expectativa positiva na hora de escolher o produto que está sendo ofertado. Da parte do consumidor, quando ele se atenta em dar o retorno brevemente, reflete na valorização e reconhecimento do tempo que foi dedicado para si.
A empatia é a peça-chave procurada por muitas empresas para impulsionarem seus negócios. Investir em ações que levam em conta se colocar no lugar do próximo, partindo do pressuposto de que já esteve naquela posição, auxilia no desenvolvimento de relações efetivas a longo prazo. No fim, todos saem ganhando quando são mais empáticos.
Bruna Sullivan é gerente comercial na G2 Tecnologia, consultoria especializada em SAP Business One.
Sobre a G2:
A G2 entrega a melhor solução de gestão para pequenas e médias empresas em nuvem, provendo o ERP SAP Business One, totalmente em compliance com a SAP®, empresa alemã líder mundial no segmento. A companhia dispõe de ampla experiência em diversos mercados, como prestação de serviço, importação, exportação, indústria, varejo, e-commerce, telecom, energia, utilities, engenharia, comércio e outros.
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