Metade (50%) dos consumidores pesquisados no mundo diz estar mais preocupada com o meio ambiente; no Brasil esse percentual é de 49 %
Foto: Divulgação
Metade (50%) dos consumidores globais diz estar mais preocupada com o meio ambiente nos últimos seis meses, segundo um novo estudo da PwC. Os consumidores do Sudeste Asiático e do Oriente Médio lideram essa tendência. A Global Consumer Insights Pulse Survey investiga os hábitos e comportamentos de compra do consumidor e mostra como as pessoas se transformaram nos últimos seis meses em relação à consciência ecológica e à digitalização.
Compradores de Indonésia (86%), Vietnã,
Filipinas (74%) e Egito (68%) lideram essa mudança de comportamento em
relação ao meio ambiente. Comprar localmente também se tornou um
fator-chave para impulsionar a sustentabilidade: 52% dos consumidores
globais dizem estar “agindo de forma deliberada para apoiar mais
negócios locais e varejistas independentes”.
A pesquisa
também revela que os trabalhadores em home office têm hábitos de compra
que começam a se distanciar daqueles que trabalham principalmente fora
de casa.
- 62% dos trabalhadores em home office afirmam comprar de empresas ecologicamente conscientes e que apoiam a proteção do meio ambiente;
- 61% compram produtos com embalagens ecológicas ou menos embalagens; e
- 61% compram mais produtos biodegradáveis/ecológicos.
Em comparação:
- 50%
das pessoas que geralmente não trabalham em casa compram de empresas
ecologicamente conscientes e que apoiam a proteção do meio ambiente;
- 55% compram produtos com embalagens ecológicas ou menos embalagens; e
- 50% compram mais produtos biodegradáveis/ecológicos.
A
pesquisa com 8.681 consumidores em 22 territórios também destaca que
nem todas as gerações mais jovens estão se tornando mais ecologicamente
conscientes. A geração dos millennials é a que se volta mais fortemente
para comportamentos ecológicos. Já a Geração Z demonstra mais aspirações
do que ações, sendo superada pela Geração X em termos de consciência
ecológica.
“A evolução de comportamentos de consumo mais
digitais e ecológicos mostra como a pandemia está mudando a equação para
as indústrias de consumo. Com os jovens mais otimistas quanto ao
futuro, veremos a influência desses novos comportamentos e hábitos no
nosso retorno ao trabalho”, diz Sabine Durand-Hayes, líder global de
Mercados de Consumo da PwC.
Carlos Coutinho, o líder no
Brasil do mesmo segmento, além de ressaltar esse aspecto voltado a
preocupação com os temas ecológicos ressalta que por trás disso há
também uma maior preocupação com o “propósito” das marcas, como essas
marcas se comunicam com o consumidor e os tocam por meio de
identificação de valores na relação consumidor x marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário