MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Açolab Ventures faz primeiro investimento em startup e seleciona gestora

 



Fundo de gestão da ArcelorMittal direcionará aportes para a Aval Tecnologia, proprietária da plataforma Agilean.
Valetec será a gestora do fundo


Clique para Download
Crédito - ArcelorMittal

O Açolab Ventures - fundo de gestão criado pela ArcelorMittal para acelerar startups - comunica hoje (31/08) o seu primeiro investimento. A Aval Tecnologia, desenvolvedora da Agilean - plataforma de gestão da construção civil - é a primeira startup selecionada pelo fundo. Além disso, a Valetec Capital será a gestora do fundo.

Lançado em maio deste ano, o fundo irá investir mais de R$ 100 milhões em startups e pequenas empresas inovadoras. Com a escolha da Valetec - gestora especializada e focada em Corporate Venture Capital (CVC) -, a ideia é acelerar a seleção e priorização de novas startups para análise e investimento. "É o primeiro passo dado para alcançarmos a nossa meta de 10 a 15 investimentos nos próximos 4 anos, por meio do Açolab Ventures. O primeiro aporte em uma plataforma com grande potencial na construção civil e a chegada de gestora com expertise comprovada em CVC. O fundo avança para reforçar a sua governança e gestão e, ao mesmo tempo, mapear empresas inovadoras e fortalecer o ecossistema de startups", afirma Rodrigo Carazolli, Gerente Geral de Inovação ArcelorMittal Aços Longos LATAM.

A gestão do Açolab Ventures será realizada por uma estrutura com autonomia decisória. De acordo com Peter Seiffert, CEO da Valetec Capital, o trabalho está apenas no início com o investimento na Aval/Agilean. "A partir de agora, o objetivo é intensificar a agenda de trabalho da Aval/Agilean, conjuntamente com a Valetec e a ArcelorMittal. Vamos focar na execução de um plano de aceleração de seu crescimento e na ampliação de sua presença no mercado", explica Seiffert.

A estratégia do fundo é identificar startups que tenham solução validada e que desenvolvam novos negócios, produtos e serviços ou incorporem novas tecnologias para aumentar a competitividade e enriquecer a proposta de valor da cadeia da ArcelorMittal. O Açolab Ventures vai adquirir uma participação minoritária em empresas inovadoras com elevado potencial de crescimento.

Os recursos do fundo serão destinados a empreendimentos no país e em outros países da América Latina. As startups selecionadas - caso da Aval/Agilean - relacionam-se às áreas de Siderurgia, Mineração, Construção Civil, Indústria, Sustentabilidade, Logística, Comercial, Varejo e Distribuição.

Startup selecionada - O mercado da construção civil no Brasil e no mundo tem buscado, cada vez mais, obras mais produtivas com menor desperdício de material e soluções customizadas. Desta forma, a primeira startup selecionada pelo Açolab Ventures caracteriza-se por adotar as tecnologias da indústria 4.0 para aumentar a produtividade dentro do canteiro de obras. A Aval, por meio da plataforma Agilean, utiliza no setor da construção civil, tecnologias como inteligência artificial e IoT (internet das coisas) aplicadas diretamente à gestão da produção. O aplicativo permite o acompanhamento de cada obra - em tempo real - por meio de dispositivos instalados no canteiro.

A ideia desenvolvida pela empresa é uma necessidade do setor da construção civil e vai proporcionar valor diferenciado ao mercado. "O investimento vai ao encontro da estratégia da ArcelorMittal de contribuir para a melhoria da produtividade da construção civil por meio desta parceria com uma startup com experiência comprovada em gestão de obras e lean construction que certamente gerará muito valor aos nossos clientes e a todo o ecossistema envolvido", afirma Gustavo Canaan, diretor de Vendas Corporativas e Comércio Internacional da ArcelorMittal Aços Longos.

A plataforma/aplicativo - criada há três anos - utiliza a filosofia de gestão lean construction, forma de gerenciamento conhecida por evitar desperdícios com tempo, custos e mão-de-obra e proporciona uma transformação digital nos canteiros. Ela adota dispositivo IoT para automatizar a coleta de dados e gerar indicadores e atualizações do status da obra em modelos 3D (BIM).

"A chegada do fundo de investimentos da ArcelorMittal é de extrema importância para a estratégia de expansão da nossa plataforma Agilean, tanto em relação ao market share quanto em relação às novas funcionalidades e evolução da experiência dos usuários atuais. Além do aporte financeiro, existe uma grande sinergia de propósito entre a nossa empresa e a ArcelorMittal, o que nos deixa bastante entusiasmados em relação às novas possibilidades que essa parceria possa proporcionar", aponta André Quinderé, CEO da Aval Tecnologia. O Agilean está presente hoje em mais de 180 obras em todo o Brasil e na Europa. A plataforma venceu o prêmio de inovação e sustentabilidade na categoria startup da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em 2020.

Mentoria para startups - Com o lançamento do fundo e a seleção da primeira startup, a ideia é aplicar o conceito de "Smart Money", ou seja, além do aporte financeiro, a ArcelorMittal também irá acompanhar e oferecer toda a sua estrutura e expertise de mercado, para maximizar a chance de sucesso da parceria. Desde o anúncio da criação do fundo, mais de 600 startups já se manifestaram interesse em parceria com o Açolab Ventures.

O Açolab Ventures representa a evolução de uma estratégia potencializada com a criação do primeiro laboratório de inovação do setor siderúrgico do mundo, o Açolab, que completou três anos em julho. Com atuação voltada para facilitar, organizar e acelerar o processo de inovação na ArcelorMittal, o hub de inovação está conectado a mais de 8 mil agentes do ecossistema e servirá de referência para atrair startups potenciais para o fundo.

Sobre a Valetec
Fundada por Peter Seiffert, a gestora é a que mais estruturou fundos de CVC no Brasil. A Valetec Capital é responsável pela gestão dos Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) da Eurofarma e da Dexco, por exemplo. O time da Valetec soma mais de R$ 1,2 bilhão em fundos de CVC estruturados e mais de 60 anos de experiência acumulada pelo seu time de sócios na área, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Novos Negócios e investimentos em empresas inovadoras e de base tecnológica.

Especializada e focada em CVC, contando com uma equipe de profissionais sêniores e com reconhecimento internacional, a Valetec é a gestora líder no segmento de CVC no Brasil.

Sobre a Aval Tecnologia
Desde o ano 2013 no mercado, a Aval Tecnologia é uma empresa que tem o propósito de alavancar a eficiência na Construção Civil, com know-how em Lean Construction Management aliado a uma grande expertise em tecnologias da indústria 4.0. A empresa já impactou diversos canteiros em todo o Brasil somando mais de 4 milhões de m² de área construída em seu portfólio de clientes. O profundo conhecimento do setor da construção unido a constante busca pela inovação fazem com que as soluções da empresa tenham grande aderência nos canteiros e sejam de alto impacto no ganho de produtividade nas obras.

Link com fotos de unidades industriais: https://we.tl/t-QYqQkWQyMw







CONTATOS
ArcelorMittal Brasil
Gerência Geral de Relações Institucionais e Comunicação
Carolina Jardim (Relações com a Mídia) +55 (31) 3219-1257

In Press Porter Novelli
Aniuska Barros +55 (11) 97019 - 4515
Ana Cecília Rezende +55 (31) 9114-8280
Leonardo Campos +55 (31) 98441-7473
Lívia Figueiredo +55 (11) 97016 -1150
Malu Molter +55 (11) 98999-0049

Nenhum comentário:

Postar um comentário